Número de infectados pelo ebola pode aumentar em até 7 vezes, alerta OMS

Número de infectados pelo ebola pode aumentar em até 7 vezes, alerta OMS

Avalie a matéria:
Número de infectados pelo ebola pode aumentar em até 7 vezes, alerta OMS | Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O surto de ebola que acomete a África Ocidental se tornou ainda mais grave nos últimos dias. De acordo com a OMS, 3.069 casos já foram registrados, e o número real de doentes pode ser de duas a quatro vezes maior do que sugerem os dados oficiais. Cerca de 40% dos casos foi registrado nas últimas três semanas.

O número de mortos chega a 1.552.

A perspectiva, até que o surto seja controlado, também não é boa. Dados da OMS mostram que mais de 20 mil pessoas podem ser infectadas, número quase sete vezes superior ao registrado hoje.

O surto do vírus, que começou na Guiné em março e se espalhou pelas vizinhas Libéria e Serra Leoa, assim como pela Nigéria, exige uma imensa e coordenada resposta internacional, disse a OMS.

De acordo com a NBC, a OMS vai precisar de US$ 490 milhões para combater o surto ao longo dos próximos seis meses. Os profissionais da área da saúde também estão pagando um preço alto pelo seu trabalho.

Segundo a OMS, 120 morreram , e 240 foram infectados.

Entre as causas para a contaminação entre a equipe, de acordo com a organização, estão o número reduzido de profissionais, o uso inadequado dos equipamentos de segurança e o fato de alguns médicos trabalharem mais horas do que o máximo recomendado, chegando a fazer plantões de 12 horas.

“Uma equipe exausta tem mais chance de cometer erros”, diz o documento da OMS.

Também foi lançado nesta quinta-feira (28) um guia da OMS que vai orientar os países e a comunidade internacional envolvidos no combate ao surto sobre quais as prioridades para o tratamento dos doentes e reforças as instruções de segurança aos envolvidos.

O documento pretende interromper a propagação do vírus em um prazo de seis a nove meses e impedir que a epidemia se alastre para outros países.

LEIA MAIS:

Ebola no Brasil? Boatos que circulam pela rede são falsos

Ebola já matou 887 pessoas na África, diz novo balanço da Organização Mundial da Saúde



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES