O 8 de janeiro e a Justiça que se deseja aplicada, Por José Osmando

O dia de hoje marcou um mês dos atos golpistas de 8 de Janeiro

Atos golpistas de 8 de janeiro completam um mês | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dia de hoje marcou um mês dos atos golpistas de 8 de Janeiro, quando turbas ensandecidas- como muito bem rotulou a Ministra Rosa Weber em sua duríssima fala de 01 de Fevereiro, ao abrir as atividades do ano do judiciário de 2023- ocuparam e depredaram as sedes do STF, do Palácio do Planalto, da Câmara dos Deputados e do Senado da República. 

Repetiu-se no Brasil o que já ocorrera nos EUA dois anos atrás. As cenas da marcha programada de bolsonaristas ocupando a Praça dos Três Poderes, comparadas com as imagens exaustivamente difundidas de adeptos de Trump invadindo o Capitólio, em Washington, estabelecem uma enorme conexão. Conforme nos explica o cientista político americano Scott Mainwaring, da Universidade de Notre Dame, significativas partes das direitas de Brasil e Estados Unidos desistiram da competição democrática e lançaram mão da violência política. Com uma diferença, acrescento: no Brasil as manifestações de ódio e violência se deram de modo muito mais selvagem.  

Atos golpistas de 8 de janeiro completam um mês 

INVESTIGAÇÕES AVANÇAM 

Se a memória desse dia permanece causando indignação e vergonha, sendo difícil esquecer as estúpidas demonstrações de sandice e vandalismo, expostas ao vivo pela televisão e redes sociais, diante da inação, cumplicidade e propósito da Polícia do Distrito Federal e de setores (ainda não plenamente revelados) de agentes do Exército e do GSI da Presidência, parece animador que as investigações estejam avançando de maneira competente, de tal forma que podemos pensar em que se alcancem resultados sérios e punições severas, merecidas e adequadas. 

FINANCIADORES 

As investigações avançam, sob forte comando do ministro Alexandre de Moraes, um notável apoio de integrantes do STF, STJ e TSE e a colaboração da Polícia Federal, do Tribunal de Contas da União, do Ministério da Justiça e AGU, prendendo centenas de participantes dos atos de vandalismo, mas, especialmente, caminhando na direção de identificar todos aqueles que não tiveram coragem de colocar a cabeça de fora, mas mantiveram, no conforto de seus esconderijos, a audácia de financiar e instrumentalizar a turba.  

Sabem muito bem as autoridades que investigam, que um movimento da grandiosidade do que ocorreu em Brasília em 8 de Janeiro, não se daria, jamais, por disposição e atuação próprias dos que foram às ruas, invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, se não existissem por trás deles pessoas influentes, com poderes e com dinheiro, com a capacidade de jogar no lixo a disputa democrática para abraçar e colocar em ação o ódio, e a violência política. 

BOLSONARO 

Assim como as investigações nos Estados Unidos apontam para a presença de Donald Trump no comando, à distância, dos invasores do Capitólio, dando as ordens para os passos que deveriam seguir, também no Brasil o aprofundamento dos inquéritos, diante das provas levantadas, das conexões com falas extraídas de celulares, do aparecimento de minutas de documentos golpistas, das falas de estímulo à violência e ao desacato às instituições propaladas em passado recente, de maneira continuada, e dos depoimentos reveladores extraídos de pessoas presas,  podem levar à figura do ex-presidente Bolsonaro. 

PUNIÇÃO MERECIDA

Os próximos dias serão decisivos para se ter todas as respostas, e para se ver, finalmente, a justiça sendo aplicada, com a punição merecida a cada um dos personagens envolvidos nessa diabólica trama.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES