Oito cidades do Piauí ficam entre as vinte mais quentes do Brasil

As temperaturas devem permanecer altas, cenário típico do início do B-R-O bró.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Oito municípios piauienses entraram no ranking das 20 cidades com temperaturas mais elevadas do Brasil nesta quarta-feira (14), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A relação apresentou Oeiras e São João do Piauí, com 40ºC, Picos, com 39,5ºC, Piripiri, com 39,4°C, Castelo do Piauí, com 39,2ºC, Uruçuí, com 39,2°C, Bom Jesus, com 38,9°C e Campo Maior, com 39,8°C. A cidade que lidera o ranking, com 40,6°C, é Unai, município mineiro.

No dia 4 de setembro, Piripiri chegou a liderar o ranking. Segundo dados do Inmet, a cidade piauiense chegou a registrar 40,4ºC. Na noite desta quarta-feira (15), alguns bairros de Teresina e outras localidades ao Norte do estado receberam uma precipitação. Apesar disso, as temperaturas devem permanecer altas, cenário típico do início do B-R-O bró. 

Temperaturas elevadas no Piauí registram recorde no Brasil (Foto: José Alves Filho)

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a previsão também é de que o tempo continue seco nos próximos dias, embora os índices de umidade possam aumentar em relação aos registros coletados em agosto. A máxima desta quinta-feira em Teresina é de 38 ºC.

Nordeste em Setembro

Chove pouco e faz bastante calor em boa parte da Região em setembro. Na faixa leste os volumes de chuva tendem a ficar um pouco acima da média – o que é favorecido tanto pelo avanço de frentes frias (que chegam até o litoral da Bahia e Sergipe) e pela umidade que chega do oceano, que está mais aquecido que a média na altura do litoral da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. No litoral norte a chuva é escassa, mas ainda assim deve chover um pouco mais do que a média.

A temperatura fica acima da média histórica entre o oeste e norte da Bahia, oeste de Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão. No extremo oeste da Bahia, e extremo sul dos estados do Piauí e do Maranhão, a temperatura fica acima da média. Na faixa leste, entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte, o mês tende a ser um pouco menos quente do que o normal por conta da maior umidade, que gera maior cobertura de nuvens.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES