OMS se prepara para disseminação de viroses associadas ao El Niño

A agência está se preparando para uma potencial propagação em larga escala de doenças virais, como dengue, Zika e chikungunya

OMS se prepara para disseminação de viroses associadas ao El Niño | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, anunciou hoje (21) que a agência está se preparando para uma potencial propagação em larga escala de doenças virais, como dengue, Zika e chikungunya, que estão associadas ao fenômeno climático conhecido como El Niño

O fenômeno climático conhecido como El Niño, caracterizado pelo aumento das temperaturas da superfície da água nas regiões leste e central do Oceano Pacífico, oficialmente retornou após um intervalo de três anos desde seu oposto, o La Niña. É esperado que esse evento climático produza condições extremas ao longo deste ano, incluindo a formação de ciclones tropicais direcionados a ilhas vulneráveis do Pacífico, fortes chuvas na América do Sul e possíveis períodos de seca na Austrália e em partes da Ásia. 

“A OMS está se preparando para a muito alta probabilidade de que 2023 e 2024 serão marcados pelo evento El Niño, que pode aumentar a transmissão de dengue e outras chamadas arboviroses, como Zika e chikungunya.”

O diretor-geral da OMS também destacou que as mudanças climáticas estão impulsionando a proliferação de mosquitos, resultando em um considerável aumento nos casos de dengue nas últimas décadas, principalmente nas Américas. 

Este ano, o Peru tomou a decisão de declarar estado de emergência em grande parte de suas regiões devido a um surto significativo de casos de dengue. Além disso, a ministra da Saúde, Rosa Gutiérrez, apresentou sua renúncia durante esse período. A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e apresenta sintomas que incluem febre, dores nos olhos, cabeça, músculos e articulações, náuseas, vômitos e fadiga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES