Onda de calor brutal e incomum atingirá o Centro da América do Sul

O Rio Grande do Sul vai sentir com muita força o episódio, especialmente em cidades do Oeste e do Sul do estado.

calor | Poa24horas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma excepcional e incomum onda de calor de temperatura extremamente alta e por um período prolongado vai atingir o Centro da América do Sul nesta segunda semana de janeiro e na metade desse mês. Segundo previsões, são esperados marcas altíssimas de temperatura em grande parte da Argentina, Uruguai, Sul do Brasil e Paraguai.

De acordo com informações, todos os modelos de previsão do tempo indicam um calor brutal com valores de temperatura muito acima da climatologia normal de janeiro. As máximas podem alcançar valores de 10ºC a 15ºC acima das médias históricas desta época do ano.

Será a segunda onda de calor generalizada na parte central da América do Sul desde o começo do verão e mais forte que a da virada do ano que chegou a ter máxima de 46,6ºC em Rivadavia, na Argentina. O que os modelos discrepam é sobre a magnitude da onda de calor. Projeções do modelo GFS da NOAA (Estados Unidos), que é base para prognósticos automáticos de muitos aplicativos e sites, com máximas de 45ºC a 50ºC numa extensa área que compreende o Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai, não encontram sustentação em outros modelos e parecem claramente superdimensionar a intensidade do calor.

Máximas podem alcançar valores de 10ºC a 15ºC  acima das médias - Foto: Poa24horas

No melhor cenário, conforme as simulações feitas por supercomputadores, a onda de calor seria muito intensa. No pior, o evento de calor teria magnitude sem precedentes na história recente em várias localidades com temperatura jamais vista em décadas com quebra de vários recordes de temperatura máxima na região a partir de marcas próximas ou acima de 40ºC de forma generalizada e acima de 45ºC em alguns pontos.

Os dados, em geral, indicam que o pior do calor ocorrerá na Argentina e no Uruguai, onde os desvios em relação à climatologia histórica devem ser maiores e imensos, entretanto o Rio Grande do Sul vai sentir com muita força o episódio, especialmente em cidades do Oeste e do Sul do estado que estarão mais próximas do centro da bolha de calor que vai se instalar sobre a parte central da América do Sul.

As informações são do MetSul



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES