Onda de calor eleva consumo de energia no país a níveis recordes para setembro

Nos últimos dias, as altas temperaturas levaram os consumidores a realizar compras de forma expressiva

Onda de calor eleva consumo de energia no país a níveis recordes para setembro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atual onda de calor no país está impulsionando o consumo de energia a níveis sem precedentes para o mês de setembro, de acordo com dados divulgados pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Paralelamente, o setor varejista observa um aumento significativo nas vendas de aparelhos de ar condicionado.

Na segunda semana deste mês, a carga do SIN (sistema interligado nacional) atingiu a marca de 73,5 mil MW (megawatts) médios, estabelecendo um novo recorde para o mês de setembro. Este valor superou o recorde anterior registrado na última semana de setembro de 2021, que era de 71 mil MW médios.

Na sexta-feira (22), dia em que a cidade de São Paulo bateu o recorde de calor do ano, a carga chegou a bater 81,2 mil MW médios. Na quinta (21), a demanda máxima atingiu pico de 90,9 mil MW às 16h37, a maior desde os 97,3 mil MW registrados às 16h do dia 14 de fevereiro.

A previsão do ONS é que setembro feche com um consumo de energia de 75,2 mil MW (megawatts) médios, alta de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Se confirmado, será o maior valor já registrado para o mês, de acordo com dados históricos do operador.

A maior aceleração no consumo de energia é esperada na região Norte, com um aumento significativo de 10,6%, impulsionado pelo retorno das operações de um grande consumidor industrial. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, prevê-se um crescimento de 6,1%, enquanto no Nordeste a estimativa é de um aumento de 4,2%. Já a região Sul, afetada por temporais ao longo do mês, apresenta a menor previsão de aumento no consumo em relação ao mesmo período do ano anterior, com um acréscimo de 3,8%. 

Com reservatórios cheios, porém, o sistema nacional de energia não tem dificuldades para atender ao aumento da demanda. Alguns dos maiores representativos reservatórios dessas regiões, como os das usinas hidrelétricas de Furnas, no rio Grande, e Emborcação, no rio Paranaíba, iniciaram o dia com o melhor nível de armazenamento dos últimos 19 anos, informou o ONS.

No setor varejista, há um sentimento otimista em relação à indústria de ar-condicionado, a qual já está projetando encerrar o ano com um aumento de até 10% nas vendas. Isso vem após um ano de 2022 marcado por uma queda de 26% na produção de ar-condicionado do tipo split e uma queda acentuada de 81% na produção dos modelos de janela. 

Nos últimos dias, as altas temperaturas levaram os consumidores a realizar compras de forma expressiva. Entre os dias 10 e 20 de setembro, a plataforma Shopee observou um aumento significativo de 400% no volume de buscas por ventiladores em seu site e aplicativo, em comparação com o mesmo período do ano anterior. As vendas desse produto também aumentaram consideravelmente, atingindo um crescimento de 200%.

No caso dos aparelhos de ar-condicionado, houve um aumento de 250% nas buscas. Na rede Magazine Luiza, as vendas de ares-condicionados apresentaram um aumento de 72%, com destaque nas regiões Nordeste e Sudeste. No âmbito do comércio eletrônico, a empresa registrou um crescimento notável de 49% nas vendas durante o mês de setembro.

(Com informações da Folhapress - Nicola Pamplona e Fernanda Brigatti)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES