Primavera inicia com novos recordes em calor com temperaturas acima da média

Segundo as previsões recentes, a temperatura irá bater novos recordes durante esse fim de semana, com a chegada da nova estação.

Primavera começa com novos recordes em calor com temperaturas acima da média | Reprodução/Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O calor intenso das últimas semanas deve seguir com a primavera que chega na madrugada deste sábado (23), por volta das 3h50 no horário de Brasília. Segundo as previsões recentes, a temperatura irá bater novos recordes durante esse fim de semana, com a chegada da nova estação.

No contexto da onda de calor que afeta algumas áreas do Brasil, pelo menos três capitais brasileiras (Campo Grande, Boa Vista e Goiânia) estabeleceram novos recordes de temperatura para o ano de 2023 nesta semana. Além disso, outras oito capitais também estão previstas para quebrar seus recordes em breve.

Onze estados, juntamente com o Distrito Federal, encontram-se em estado de alerta vermelho devido ao “grande perigo” causado pelo calor intenso, o qual se estenderá até a próxima terça-feira (26). Esses estados são Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

Leia Mais

Neste início de primavera, as capitais mais quentes estão previstas para serem Cuiabá, onde as temperaturas podem atingir até 42ºC; o Rio de Janeiro, com máximas previstas de até 41ºC; e Palmas, com a previsão de alcançar até 40ºC.

Para o Nordeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primavera também pode ser preocupante. As chuvas na estação devem ficar abaixo do esperado, principalmente no Piauí e Maranhão. As temperaturas devem ser registradas acima do normal para os próximos meses.

“É na primavera que temos as maiores temperaturas máximas. Geralmente, o recorde de calor do ano acontece na primavera. Se no finalzinho do inverno já estamos com esses recordes, na primavera devemos ter mais recordes de temperatura máxima do ano ou até mesmo um recorde mais histórico”, explica Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.

Segundo a Climatempo, as temperaturas devem variar de 38ºC a 41ºC em regiões que incluem o norte do Paraná, oeste e norte de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, interior do Maranhão e do Piauí, áreas do oeste da Bahia, sul e leste do Pará, bem como partes de Rondônia e do Amazonas.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES