Onda de calor intensifica perigo e pode bater recordes neste fim de semana

Os recentes comunicados meteorológicos colocam São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e o Distrito Federal, em estágio de grande perigo.

Inmet alerta para nova onda de calor no fim de semana | INMET
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A expansão da onda de calor para a região central do Brasil está prevista para intensificar ainda mais as temperaturas em todo o país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois novos alertas devido a esse fenômeno, elevando o nível de perigo para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Os recentes comunicados meteorológicos colocam São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e o Distrito Federal, em estágio de grande perigo. Partes significativas do Paraná, Espírito Santo, sul do Tocantins, sul do Pará e sul do Amazonas também estão sob alerta de perigo devido ao calor

De acordo com o Inmet, a mudança na intensidade do alerta está relacionada à persistência do fenômeno, ou seja, ao número de dias consecutivos que a onda de calor deve perdurar. Nos alertas mais recentes, a previsão é de que o calor se mantenha pelo menos até a próxima quarta-feira (15).

O meteorologista e ex-diretor do Inmet, Francisco de Assis, destaca que as temperaturas devem começar a subir já neste fim de semana, com ênfase nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Leia Mais

"Essa onda de calor pode ser tão intensa quanto a ocorrida em setembro. As máximas devem ultrapassar os 40ºC em algumas capitais", projeta Francisco de Assis. 

Recordes de temperatura na próxima semana 

Com a onda de calor ganhando força no país, espera-se que algumas capitais registrem temperaturas recordes a partir deste fim de semana. Os alertas do Inmet indicam que os termômetros podem ficar pelo menos 5ºC acima da média.

Entre as dez capitais mais impactadas pela onda de calor, pelo menos sete devem alcançar as temperaturas mais altas do ano: Goiânia, Campo Grande, Belo Horizonte, São Paulo, Vitória, Brasília e Curitiba. Na região Sul, as áreas de instabilidade devem se intensificar nos próximos dias. 

Segundo o Inmet, os maiores volumes de chuva devem ocorrer até o próximo domingo (12). A região centro-sul do Rio Grande do Sul deve ser a mais afetada, com acumulados acima de 100 milímetros.

Por fim, até a próxima quinta-feira (16), os acumulados de chuva podem superar os 200 milímetros entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Prevê-se que as tempestades apresentem rajadas de vento acima de 80 km/h e queda de granizo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES