Onda de calor: ONS aciona usinas térmicas após aumento na demanda de energia

Na última segunda-feira (13), em que houve o recorde na demanda, a produção das térmicas começou a subir. E de lá pra cá já aumentou 63%

Onda de calor: ONS aciona usinas térmicas após aumento na demanda de energia | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atual onda de calor está impactando significativamente o consumo de energia, levando o Operador Nacional do Sistema Elétrico a acionar usinas térmicas. Ao contrário da situação comum, em que as térmicas são acionadas devido à baixa nos reservatórios de hidrelétricas, desta vez a demanda crescente é o fator decisivo. As usinas térmicas, que mantinham uma produção média em torno de 7 mil megawatts por dia, viram um aumento notável desde a última segunda-feira, registrando um aumento de 63%.

Tiago de Barros Correia, especialista em regulação de infraestrutura e energia, explicou que o desafio não reside na produção, mas sim na distribuição dessa energia. Em situações de alta demanda, como a causada pelo calor intenso, as termoelétricas, embora mais caras e poluentes, são acionadas devido à capacidade de resposta rápida.

A produção mais cara das termoelétricas é atribuída ao aumento nos preços dos combustíveis fósseis, como o gás natural, influenciado pelo conflito no Oriente Médio. Diante desse cenário, o especialista enfatiza a crescente importância de investir em redes de transmissão com maior capacidade para lidar com a demanda. 

A ANEEL, em colaboração com o Ministério de Minas e Energia, distribuidoras e prefeitos, busca estabelecer protocolos que melhorem a resposta a eventos climáticos severos, aprimorando os planos de prevenção e redução de danos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES