Paciente de hospital que pegou fogo em Teresina morre após transferência

Rosa Maria de Sousa, 81 anos, estava internada com um quadro de insuficiência renal.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma idosa que estava internada no Hospital do Dirceu II, na zona Sudeste de Teresina, morreu após ser transferida para outro hospital, devido ao incêndio ocorrido no domingo (19) na unidade de saúde.

As chamas atingiram uma sala no setor de repouso de médicos e a fumaça se espalhou por todo o prédio. Entre os pacientes que foram evacuados estava Rosa Maria de Sousa, 81 anos, internada com um quadro de insuficiência renal. Durante o incêndio, ela foi transferida para o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na zona Leste da cidade, onde morreu na manhã de hoje (20).

Hospital Dirceu II, em Teresina, pegou fogo no domingo (19) (Foto: Raissa Morais)

Por meio de nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina alega que o óbito não está relacionado aos procedimentos de transferência ou inalação de fumaça.

"A paciente recebeu atendimento imediato, passando por todos os procedimentos de UTI e faleceu às 10h16, desta segunda-feira, 20, no Hospital Universitário da UFPI. A equipe médica do HU/UFPI esclarece que a causa da morte não está relacionada com a transferência de hospital ou com a inalação de fumaça", diz a nota de esclarecimento.

A irmã da vítima, que preferiu não se identificar, afirma que paciente teve seu quadro agravado porque foi exposta à fumaça.

Leia Mais

Nota da FMS

A Prefeitura de Teresina informa que a paciente de iniciais R.M.S, de 81 anos, deu entrada no Hospital Alberto Neto, no bairro Dirceu II com o quadro de insuficiência renal, respiratória, pneumonia bilateral e sepse (infecção generalizada).

A paciente recebeu atendimento imediato, passando por todos os procedimentos de UTI e faleceu às 10h16, desta segunda-feira, 20, no Hospital Universitário da UFPI.

A equipe médica do HU/UFPI esclarece que a causa da morte não está relacionada com a transferência de hospital ou com a inalação de fumaça. 

O prefeito Dr. Pessoa esteve, hoje, no HU/UFPI, em visita aos pacientes transferidos. A Prefeitura lamenta a morte da paciente e se solidariza com a família.

33 pacientes tranferidos

Segundo a FMS, havia 46 pacientes no hospital. Treze pessoas estavam em condições de receber alta, e foram liberadas. Os 33 pacientes internados foram transferidos para outras unidades de saúde pública da capital. Equipes do SAMU e a ambulância de resgate do Corpo de Bombeiros fizeram o deslocamento de pacientes e acompanhantes.

O fogo destruiu quatro beliches com colchões (8 unidades), 1 Frigobar, 1 armário, 1 ar-condicionado, além de bens materiais pessoais. A estrutura do forro também foi totalmente destruída. A perícia do Corpo de Bombeiros vai apurar as causas do incêndio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES