​​Pandemia faz crescer o número de fumantes, segundo estudo

Isolamento, ansiedade e depressão são fatores que podem aumentar o consumo de cigarros

​​Pandemia faz crescer o número de fumantes, segundo estudo | Foto: Antonio Scorza
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo realizado em conjunto pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo Cruz e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontou que durante a pandemia da Covid-19, houve um aumento no consumo de cigarros e, consequentemente, no número de fumantes. Fatores como a separação dos familiares, dos amigos, a perda de liberdade podem ser apontados como uns dos responsáveis.

É sabido que a pandemia alterou diferentes aspectos da sociedade, interferindo no convívio social, na economia, no emprego, no aumento das desigualdades, nas rotinas e dinâmicas dos serviços de saúde e, para os pesquisadores responsáveis pelo estudo, esse conjunto de fatores podem causar situações de angústia, ansiedade, depressão, estresse, insônia e irritabilidade, que por sua vez podem aumentar o desejo de fumar.

Pandemia aumenta o números de fumantes/Foto: Antonio Scorza 

Isolamento, ansiedade e depressão são fatores que podem aumentar o consumo de cigarros

O estudo foi realizado com um total de 45.160 pessoas, onde 12% afirmaram ser fumantes e entre os fumantes, 34% relataram ter aumentado o consumo de cigarros. Deste total de pessoas que relataram um aumento, 6,4% aumentaram até 5 unidades por dia, 22,5% cerca de 10 por dia e 5,1% 20 ou mais por dia.

A pesquisa ainda apontou que o aumento foi maior entre as mulheres e entre pessoas com o Ensino Médio incompleto. Esse aumento esteve associado à piora da qualidade do sono, sentir-se isolado dos familiares, triste ou deprimido, ansioso, ficar sem rendimentos e pior avaliação do estado de saúde.

Conclusões do estudo

Com os resultados do estudo em mãos, os pesquisadores também alertaram que é provável que o tabagismo esteja associado ao pior prognóstico da doença, maior necessidade de internação em unidade de terapia intensiva (UTI) e resultados adversos da Covid-19. Além disso, destacaram que movimentos repetitivos “mão/boca” podem aumentar a contaminação viral e que o cigarro, naturalmente, piora o desempenho cardiorrespiratório de qualquer pessoa.

Além de ser um complicador fator de risco para a Covid-19, o cigarro também aumenta o risco de infecção pela doença

Citando um segundo estudo, que apontou que fumantes apresentam 3,25 vezes mais chances de desenvolver quadros mais graves da Covid-19 do que os não fumantes, os pesquisadores concluíram que é necessário fomentar e direcionar políticas públicas de incentivo a comportamentos saudáveis durante a pandemia, com o uso de mensagens que alivie os sofrimentos psíquicos e os comportamentos não saudáveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES