Parlamento russo aprova pedido de Putin para enviar tropas ao exterior

A medida entra em vigor imediatamente, segundo um deputado presente à sessão.

Vladimir Putin | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Vladimir Putin pediu nesta terça-feira (22) à câmara alta do Parlamento russo a permissão para usar as forças armadas da Rússia no exterior depois de reconhecer formalmente duas regiões separatistas do leste da Ucrânia. O pedido foi aprovado por unanimidade logo em seguida.

Leia Mais

A medida entra em vigor imediatamente, segundo um deputado presente à sessão.

Dirigindo-se à câmara durante uma parte de uma sessão noturna que foi transmitida no site da câmara, um dos vice-ministros da Defesa da Rússia disse que a Rússia não teve escolha e pediu para aprovar o deslocamento de tropas ao exterior. "Precisamos colocar essas pessoas sob nossa proteção", afirmou.

Antes, o Parlamento da Rússia ratificou o acordo assinado por Putin para defender os separatistas do leste da Ucrânia, após o reconhecimento de suas repúblicas.

"O reconhecimento da independência das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e a ratificação dos acordos de amizade, cooperação e ajuda devem pôr fim ao conflito, à morte dos nossos concidadãos que ali vivem", declarou o presidente da Duma, a câmara baixa russa, Viacheslav Volodin.

Os deputados aprovaram os dois textos por unanimidade, com 400 votos a favor em um caso, e 399, no outro. Neste último, um dos membros da Casa não apertou o botão para votar a tempo.

Na sequência, os deputados aplaudiram de pé a tramitação do texto.

Pouco depois, os membros da câmara alta, o Conselho da Federação, seguuiram a mesma direção, aprovando ambos os textos.

"Esta é uma decisão há muito tempo esperada. A ratificação desses acordos abre uma nova vida, dá novas possibilidades aos moradores de Donetsk e Luhansk",  afirmou a presidente do Conselho, Valentina Matviyenko, após a votação.

Os acordos de ajuda entre a Rússia e os separatistas ucranianos vão durar dez anos. A decisão de Putin gerou uma onda de repúdio dos países ocidentais, que anunciaram duras sanções à Rússia.

Vladimir Putin pediu à câmara alta do Parlamento russo a permissão para usar as forças armadas no exterior Foto: ALEXEY NIKOLSKY/SPUTNIK/AFP 

Ucrânia pede aos países ocidentais mais armas contra Rússia

O ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, disse nesta quinta-feira (22) que os países ocidentais deveriam intensificar o envio de armas para seu país, para ajudá-lo a resistir contra a Rússia.

"Nesta manhã, enviei uma carta ao secretário britânico das Relações Exteriores, pedindo armas defensivas adicionais para a Ucrânia. Com a mesma pergunta, vou me dirigir aos meus interlocutores nos Estados Unidos", afirmou.

"Nossas melhores garantias serão nossa diplomacia e armas. Vamos mobilizar o mundo inteiro para termos tudo de que precisamos para fortalecer nossas defesas", frisou.

Kuleba deverá conversar ainda nesta terça-feira com Antony Blinken, o secretário de Estado americano (cargo equivalente ao de ministro de Relações Exteriores).

 Um instrutor de tiros é visto durante um treinamento civil em Kiev, na Ucrânia, no sábado (19) — Foto: Efrem Lukatsky/AP 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES