Pesquisa mostra que faltam remédios nas farmácias de todo país. Veja quais!

Segundo pesquisa 95,1% relataram a falta de antimicrobianos, como amoxicilina, metronidazol, azitromicina e cefalexina, entre outros.

Medicamentos básicos estão em falta em todo o país | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Levantamento realizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CCF) revela um desabastecimento de medicamentos essenciais em farmácias de todo o país. Isso se aplica no caso das públicas quanto privadas. A pesquisa foi realizada com 683 farmacêuticos presentes em 26 estados e do Distrito Federal.

Os dados mostraram que 95,1% relataram a falta de antimicrobianos, como amoxicilina, metronidazol, azitromicina e cefalexina, entre outros.

Alguns medicamentos estão em falta, segundo pesquisa - reprodução

Escassez

A pesquisa, realizada por meio de formulário e respondida de forma voluntária, indicou também a falta de mucolíticos (81,2% dos relatos), dos anti-histamínicos (76%), dos analgésicos (70%) e de outras classes de medicamentos, citada por 65,1% dos farmacêuticos. 

Há ainda a falta de medicamentos usados no tratamento de infecções respiratórias. Medicamentos como amoxicilina, acetilcisteína, ambroxol e dipirona fizeram falta nas prateleiras em um período de inverno, o que causou transtornos aos pacientes e profissionais de saúde.

A excassez de mercado se refletiu nas prateleiras - reprodução

Medidas

Escassez de mercado, alta demanda não esperada, problemas com fornecedores e preços altos impraticáveis foram alguns dos motivos citados para a falta dos medicamentos nas prateleiras de farmácias. Questionados sobre que providências foram tomadas para contornar o problema, a maioria dos farmacêuticos (70%) disse não conseguir encontrar uma solução. 

Medicamentos que mais faltaram 

Realizada entre os dias 20 de julho e 6 de setembro de 2022, e divulgada em 1º de novembro, o levantamento do CFF mostrou que os medicamentos que mais faltaram nas farmácias do país, de acordo com cada classe relatada por farmacêuticos, foram:

Antimicrobianos: Amicacina, Ceftriaxona, Levofloxacino, Amoxicilina, Cefuroxima, Meropeném, Amoxicilina + clavulanato Ciprofloxacino, Metronidazol, Axetilcefuroxima, Claritromicina, Nitrofurantoína, Azitromicina, Doxiciclina, Piperacilina + tazobactam, Cefaclor, Imipeném, Sulfametoxazol + trimetoprima e Cefalexina.

Mucolíticos: Acebrofilina, Cloridrato de ambroxol, Guaifenesina, Acetilcisteína, Cloridrato de bromexina, Hedera Helix, Carbocisteína, Dropropizina, Levodropropizina e Cloperastina. Nesta categoria, farmacêuticos citaram mucolíticos ou antitussígenos.

Anti-histamínicos: Bilastina, Dexclorfeniramina + betametasona, Loratadina, Cetirizina, Difenidramina, Prednisolona, Desloratadina, Fexofenadina, Prednisona, Dexametasona, Hidroxizina, Prometazina, Dexclorfeniramina, Levocetirizina.

Analgésicos: Ácido acetilsalicílico, Ibuprofeno, Paracetamol, Dipirona, Morfina e Trometamol cetorolaco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES