Pesquisa revela que 52% dos brasileiros não fazem atividades físicas

A prática regular de exercícios físicos é amplamente reconhecida por especialistas como um dos principais meios para promover e cuidar da saúde

Pesquisa revela que 52% dos brasileiros não fazem atividades físicas | José Cruz/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi divulgada hoje, em Brasília, a pesquisa "Saúde e Trabalho" realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), que revela que a maioria dos brasileiros, cerca de 52%, praticam raramente ou nunca atividades físicas. Entre aqueles que se exercitam, 22% o fazem diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana e 8% pelo menos duas vezes por semana. 

O levantamento foi conduzido de 10 a 14 de março de 2023, abrangendo todos os estados do Brasil e contando com a participação de 2.021 indivíduos maiores de 16 anos entrevistados. A margem de erro para os resultados é de dois pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%. 

A prática regular de exercícios físicos é amplamente reconhecida por especialistas como um dos principais meios para promover e cuidar da saúde. A opinião é compartilhada pela professora de Educação Física do Rio de Janeiro, Alessandra Almeida. 

“O corpo humano foi feito para estar em movimento. Diante dessa realidade, minha aposta é que cada vez mais as pessoas precisarão trocar medicamentos por treinos. Tenho certeza que a atividade física é a mais eficaz prescrição médica, uma vez que tem como benefícios, não só tratar, mas prevenir muitas doenças”, enfatizou.   

Além de analisar a frequência da prática de atividades físicas, o estudo também investigou a relação entre essa prática e o adoecimento. De acordo com a pesquisa realizada pelo Sesi, 72% das pessoas que se exercitam regularmente não enfrentaram problemas de saúde nos últimos 12 meses. No entanto, entre aqueles que nunca praticam atividades físicas, 42% relataram problemas de saúde em 2022. 

O Ministério da Saúde também disponibiliza o Guia de Atividade Física. Ele tem orientações para públicos de todas as idades, além de gestantes e pessoas com deficiência. Para estimular mais pessoas a terem o hábito se exercitar, o Ministério da Saúde tem, desde 2011, o Programa Academia da Saúde (PAS), que desenvolve ações em polos construídos com recursos federais e mantidos com repasses mensais. Atualmente, o PAS atende 1.829 estabelecimentos e os recursos somam R$ 51 milhões, informou o ministério. 

A relação entre trabalho e qualidade de vida também foi abordada pela pesquisa do Sesi. Nesse aspecto, 94% concordaram que um profissional com a saúde física e mental em dia é mais produtivo no seu trabalho. A pesquisa também apontou que 12% dos entrevistados têm hábito de realizar consultas regulares com psicólogo.   

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES