Petrópolis: 5° dia tem previsão de chuva; mais de 200 estão desaparecidos

A Defesa Civil voltou a acionar sirenes na cidade na sexta-feira (18) em razão da forte chuva que caía por volta das 19h40.

Tragédia em Petrópolis | Marcos Serra Lima
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As buscas por sobreviventes e resgate dos corpos de vítimas da chuva em Petrópolis, no Rio de Janeiro, seguem neste sábado (19). É o quinto dia de buscas ligadas à tragédia, que até a noite de sexta-feira (18) deixou 136 mortos, mais de 200 desaparecidos e 967 pessoas desabrigadas.

As equipes do Corpo de Bombeiros se dividem em três áreas principais — os setores Alfa, Bravo e Charlie, que abrangem regiões como o Morro da Oficina, a Rua Teresa, o Alto da Serra, a Chácara Flora, a Vila Felipe, Caxambu e localidades vizinhas. O posto de Comando Central está localizado no 15º Grupamento de Petrópolis.

Casa no alto do Morro da Oficina, em Petrópolis (Foto: Marcos Serra Lima) 

Durante a sexta-feira, a população do município temeu que novos deslizamentos pudessem acontecer. Isso porque voltou a chover forte na cidade no início da noite. Sirenes no primeiro distrito foram acionadas, mas por volta das 21h30 a chuva deu uma trégua.

Para este sábado, a previsão é de que chova ao longo dia. O Climatempo tempo prevê que o dia deve ser de sol, com muitas nuvens e com períodos nublados, com chuva a qualquer hora. O volume de precipitação pode chegar a 22 milímetros ao longo do dia.

Números da tragédia (até 0h de sexta-feira):

Mortos - 136

Desaparecidos - 213

Desabrigados - 967

Perfil das vítimas fatais

O Instituto Médico-Legal (IML) em Petrópolis informou que, dos 136 mortos, 81 são mulheres e 50 homens, sendo 22 menores de idade. Ao todo, 89 corpos foram identificados, e outros 69 liberados. Veja quem são algumas das vítimas já reconhecidas.

O IML recebeu ainda partes de outros três corpos – nesse caso, não é possível identificar se são de homem ou de mulher. Por isso, será preciso fazer a coleta de material genético de parentes para tentar identificar as vítimas.

Mecânico voluntário faz buscas por desaparecidos (Foto: Marcos Serra Lima)

Até quinta-feira (17), o IML tinha apenas um caminhão frigorífico para armazenar os corpos. Na sexta, o órgão passou a contar com dois caminhões e dois contêineres frigoríficos.

Com o tempo instável em Petrópolis, o coronel Leandro Monteiro, secretário estadual de Defesa Civil e comandante dos bombeiros, explicou que não pode avançar com máquinas pesadas, como tratores, em qualquer lugar.

"Nesses locais onde a população pede o uso de máquinas, nós não podemos entrar com máquinas agora. O Corpo de Bombeiros acredita encontrar pessoas com vida ali", afirmou Monteiro. "Eu não posso remover o solo da maneira que eles querem", acrescentou.

Monteiro detalhou o protocolo dos bombeiros: “Temos uma técnica para este tipo de desastre. Primeiro, precisamos de silêncio. É um trabalho manual, chamamos as pessoas pelo nome, depois passamos com os cães treinados para encontrarem pessoas vivas, e depois os bombeiros passam fazendo mais um chamado pelo nome”.

Resgates

Segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil, 24 pessoas foram resgatadas com vida e 967 pessoas foram encaminhadas para os 33 pontos de apoio montados na cidade em igrejas e escolas da rede pública municipal.

Entre os sobreviventes, estão os rodoviários que trabalhavam nos dois ônibus que foram arrastados para dentro do rio Quitandinha conseguiram sair dos veículos com vida.

A informação foi divulgada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Petrópolis (Setranspetro) nesta quinta-feira (17). A busca por sobreviventes em meio ao soterramento no Morro da Oficina seguiu intensa ao longo da madrugada e contou com a ajuda de moradores e equipes dos Bombeiros, Exército e Defesa Civil.

Agentes das secretarias de Obras, de Serviço, Segurança e Ordem Pública, Saúde, Educação, além da Comdep e CPTrans também atuavam no atendimento da população e recuperação da cidade.

“Orientamos a população que ao sinal de qualquer instabilidade nas áreas em que residem, que procure o ponto de apoio e nos acionem”, destacou o secretário de Defesa Civil, o tenente-coronel Gil Kempers.

Desaparecidos

O cadastro de pessoas desaparecidas está sendo feito pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio.

Pela Polícia Civil, o cadastro é feito pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), que faz contato e atendimento especializado aos que buscam informações de desaparecidos e boletins de ocorrência. O Ministério Público do Rio também tem um cadastro de desaparecidos.

No MP, as informações sobre desaparecidos são recebidas pelos canais de comunicação do PLID:

Telefone: (21) 2262-1049

E-mail: atendimento.plid@mprj.mp.br

Site: www.mprj.mp.br/todos-projetos/plid

Pontos de apoio

A Prefeitura abriu todos os pontos de apoio para o acolhimento da população de área de risco. Em geral, essas estruturas funcionam em escolas e neste momento, há atendimentos nas localidades do Centro, São Sebastião, Vila Felipe, Alto Independência, Bingen, Dr. Thouzete e Chácara Flora.

Pontos de Acolhimento

Esses locais recebem doações e abrigam desalojados:

Centro de Educação Infantil Chiquinha Rolla

Escola Estadual Augusto Meschick

Escola Municipal Alto Independência

Escola Municipal Ana Mohammad

Escola Municipal Doutor Paula Buarque

Escola Municipal Doutor Rubens de Castro Bomtempo

Escola Municipal Duque de Caxias

Escola Municipal Governador Marcello Alencar

Escola Municipal Odette Fonseca

Escola Municipal Papa João Paulo II

Escola Municipal Rosalina Nicolay

Escola Municipal Stefan Zweig

Escola Paroquial da Igreja Bom Jesus

Quadra do Boa Esperança Futebol Clube

Paróquia São Paulo Apóstolo no bairro de Copacabana

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES