Plataforma faz alerta sobre espécies em risco de extinção em todo Brasil

Trata-se do Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade, conhecido como Salve

Plataforma faz alerta sobre espécies em risco de extinção em todo Brasil | Arquivo pessoal/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (2), foi divulgada uma importante iniciativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) relacionada à preservação dos mais diversos biomas brasileiros e suas populações de animais. Trata-se do lançamento do Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade, também conhecido como Salve, que abrange aproximadamente 15 mil espécies no país. Essa plataforma online tem como objetivo avaliar e monitorar a situação de diversas espécies, levando em consideração possíveis ameaças, como queimadas, desmatamentos, destruição de habitat, caças e matanças deliberadas. 

Foi anunciado que o Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (Salve), lançado pelo ICMBio, permitirá que qualquer pessoa realize pesquisas na plataforma utilizando o nome popular ou científico do animal. Coordenado por Rodrigo Jorge, analista ambiental do ICMBio e líder da Coordenação de Avaliação do Risco de Extinção das Espécies da Fauna (Cofau), o sistema tem como propósito principal contribuir para a conservação das espécies ameaçadas.

“Precisamos avançar na realização de análises para estimar a tendência da biodiversidade no Brasil”, afirma. Ele explica que houve um aumento do número de espécies ameaçadas, mas o universo de espécies avaliadas também cresceu.  

Políticas públicas

O pesquisador Rodrigo Jorge acredita que, a partir das avaliações feitas pelos cientistas, a perda e a degradação de habitat da fauna são algumas das principais ameaças. Segundo ele, há uma relação direta com o aumento do desmatamento nos últimos anos. As pesquisas do ICMBio contaram com apoio do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a Extinção, e com a participação de especialistas da comunidade científica. 

“Fica evidente a necessidade urgente de reverter essa tendência. Por isso, a postura da atual gestão de priorizar o combate ao desmatamento traz boas perspectivas para a conservação da biodiversidade”, opina.

Segundo a entidade, a iniciativa tem como propósito facilitar a gestão do processo de avaliação do risco de extinção e tornar as informações mais acessíveis, visando promover a geração de conhecimento e a implementação de políticas públicas voltadas à conservação da biodiversidade.  

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES