PMT faz repasse e empresas devem pagar motoristas e cobradores de Teresina

Sintetro confirmou que o pagamento foi realizado e que retiram a possibilidade de greve, assim que o valor for repassado aos trabalhadores.

PMT faz repasse e empresas devem pagar motoristas e cobradores de Teresina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizada às 18:07

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), analisou nesta sexta-feira (12) a possibilidade de uma nova paralisação nos ônibus de Teresina, resultado da falta de pagamento aos motoristas e cobradores. O sindicato afirmou, no fim da tarde, que o pagamento foi relizado pela Prefeitura Municipal de Teresina e que as empresas concessionadas devem repassar o pagamento até este sábado (21).

Em entrevista ao meionorte.com, Antonio Cardoso, presidente do Sintetro, confirmou que o pagamento foi realizado e que retiram a possibilidade de greve, assim que o valor for repassado aos trabalhadores.

"Não existe esse risco de paralisação. O pagamento já foi feito aos consórcios agora a tarde. Porém eles tem pagar até amanhã", disse.

Transporte público de Teresina (Foto: Raíssa Morais/ Portal Meio Norte)

Leia Mais

Risco de paralisação

No início da tarde, o Sintetro questionou a falta de pagamento aos trabalhadores, afirmando que o que ficou acertado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) no dia 12 de abril deveria ser respeitado.

"Nós trabalhadores prestamos serviço para cada empresa que faz parte dos consórcios e a gente tem uma convenção assinada e eles não querem obedecer, antes era na CLT e agora é com a convenção, que é mais complicada, é lei. É bom que fiquem atentos, tanto a prefeitura, como o Setut e a Strans. Nós não somos a favor da greve, porém não há quem trabalhe de graça. A população e os trabalhadores infelizmente acabam prejudicados", completou. 

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) afirmou que o repasse da Prefeitura referente ao mês de abril continua em aberto e as empresas seguem aguardando o cumprimento do acordo.

Confira a nota:

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) esclarece que não existe obrigação estabelecida na Convenção Coletiva de Trabalho de 2022 de  pagamento de adiantamento salarial aos trabalhadores no dia 20.

Informa ainda que ficou acordado no Ministério Público do Trabalho que, mensalmente, a prefeitura repassaria R$ 850 mil de pagamento da diferenca salarial referente ao reajuste concedido e demais benefícios. Este repasse deve ser efetuado até o dia 04 de cada mês para que as empresas possam cumprir o pagamento dos salários dos colaboradores até o quinto dia útil.

O primeiro repasse, no valor de R$ 850 mil, referente ao mês de março, foi  realizado no dia 06 de maio. O repasse da Prefeitura referente ao mês de abril continua em aberto e as empresas seguem aguardando  o cumprimento do acordo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES