Poliomielite segue como única emergência global mantida pela OMS

O Brasil conquistou o certificado de eliminação da poliomielite em 1994, mas ainda corre o risco de registrar casos importados

Poliomielite segue como única emergência global mantida pela OMS | Tomaz Silva/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu manter a poliomielite como uma emergência em saúde pública de importância internacional, após a mudança no status da covid-19 e da varíola dos macacos (mpox). O comitê responsável pela decisão, que também declarou o fim da emergência para as outras duas doenças, chegou a um consenso unânime em manter o mais alto status da OMS para a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.

“O comitê unanimemente concordou que o risco de disseminação internacional do poliovírus permanece como emergência em saúde pública de importância internacional e orientou para a extensão das recomendações temporárias por mais três meses”, destacou o relatório da OMS, que considerou, entre outros fatores, a transmissão em curso da pólio no leste do Afeganistão com propagação além da fronteira com o Paquistão.

A OMS tomou a decisão de manter a poliomielite como uma emergência em saúde pública de importância internacional após avaliar diversos fatores. Ainda há inúmeras crianças sem imunização no sul do Afeganistão, e o poliovírus selvagem foi importado do Paquistão para o Malawi e Moçambique. Além disso, a cobertura vacinal abaixo do ideal no sudeste da África, incluindo países como Malawi, Moçambique, Zâmbia e Zimbábue, indica uma possível insuficiência de imunidade populacional para interromper a transmissão. Todos esses fatores foram considerados pelo comitê da OMS, que decidiu manter a pólio como uma emergência de saúde pública de importância internacional.

A poliomielite é uma doença que afeta principalmente crianças com menos de cinco anos de idade, segundo dados divulgados pela OMS. A cada 200 infecções, uma leva a uma paralisia irreversível, normalmente nas pernas. Entre as pessoas afetadas, 5% a 10% morrem por causa da paralisia dos músculos respiratórios.

Apesar dos riscos associados à doença, houve uma queda significativa no número de casos de poliomielite nos últimos anos. Em 1988, foram estimados 350 mil casos, enquanto em 2021 foram reportados apenas seis casos, o que representa uma diminuição superior a 99%.

“Enquanto houver uma criança infectada, crianças de todos os países correm o risco de contrair a poliomielite. Se a doença não for erradicada, podem ocorrer até 200 mil novos casos no mundo, a cada ano, dentro do período de uma década", estima a OMS.  

O Brasil conquistou o certificado de eliminação da poliomielite em 1994, mas ainda corre o risco de registrar casos importados da doença e voltar a ter a circulação do vírus em território nacional, enquanto a doença não for erradicada globalmente. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES