Covid não é mais uma emergência sanitária de importância internacional

Os especialistas da OMS se reuniram ontem para discutir a possibilidade de reduzir o nível de alerta mais alto da organização.

Sede da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Genebra, na Suíça. | Fabrice Coffini/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a Covid-19 não é mais considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), que é o mais alto nível de alerta da organização, declarado para o surto do novo coronavírus no final de janeiro de 2020.

No início deste ano, a OMS lançou um vídeo explicando a diferença entre ESPII e pandemia. Nele, Maria van Kerkhove, líder técnica da organização, destacou que mesmo que a ESPII fosse encerrada este ano, o mundo ainda enfrentaria a pandemia de Covid-19 por um longo período de tempo.

Na ocasião, Kerkhove afirmou que isso ocorre porque o vírus está presente entre nós e veio para ficar.

"Fica muito difícil determinar quando um novo vírus atinge o status de pandemia. A declaração de uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) é feita para coordenar ações imediatas antes que o evento se torne ainda maior e se transforme em uma pandemia", afirmou.

Os especialistas da OMS se reuniram ontem para discutir a possibilidade de reduzir o nível de alerta mais alto da organização.

Leia Mais

"O Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez ontem e me aconselhou a declarar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Aceitei a recomendação e, portanto, é com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global", declarou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.

Apesar disso, é importante ressaltar que o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional não significa que a Covid-19 deixou de ser uma ameaça à saúde global. Na semana passada, a doença ceifou a vida de uma pessoa a cada três minutos - e essas são apenas as mortes que foram registradas", acrescentou.

Essa decisão foi tomada após diversos países, como os Estados Unidos, começarem a suspender suas próprias emergências locais. O Brasil também adotou essa medida em abril do ano passado, mesmo quando a OMS ainda recomendava o contrário.

A ESPII, sigla para Evento de Saúde Pública de Importância Internacional, é um termo técnico que passa por uma série de critérios rigorosos antes de ser decretado. Essa designação é de extrema importância para a coordenação dos esforços de saúde pública em nível internacional e representa o mais alto nível de alerta emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por outro lado, o termo pandemia é distinto e refere-se à disseminação global de uma nova doença, quando a transmissão do surto se torna sustentada em vários continentes. Para a OMS, a declaração de uma pandemia representa uma descrição ou caracterização da situação atual em relação à disseminação da doença em escala mundial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES