Portais da Justiça Federal do PI e 13 estados completam 24h fora do ar

Sistemas foram isolados nesta sexta-feira (27) para impedir 'qualquer acesso remoto', diz tribunal.

Ataque | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ataque hacker ao sistema do Tribunal Regional Federal 1ª Região (TRF-1) fez a Corte retirar do ar, nesta sexta-feira (27), os portais da Justiça Federal do Piauí, Distrito Federal e de 12 estados. Com isso, consultas a processos e a emissão de certidões online permanecem indisponíveis há mais de 24 horas. As informações são do G1.

Em nota, a administração do tribunal confirmou a invasão, disse que "tomou ciência do acesso indevido ao seu ambiente de dados" às 19h de quinta (26) e, por isso, decidiu colocar todo o sistema em modo restrito "impedindo qualquer acesso remoto" (leia mais abaixo o comunicado na íntegra).

"A equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação deste Tribunal Regional Federal permanece trabalhando e espera, já neste sábado, dia 28 de novembro de 2020, iniciar, de forma gradativa, o restabelecimento dos serviços de TI para acesso externo, à medida que for garantida a segurança adequada."

Print de imagem divulgada por hackers que invadiram o sistema

Até então, o ataque de hackers ao portal era considerado suspeito. Entretanto, nas redes sociais, supostos autores da invasão comemoraram o acesso e disseram ter capturado os dados do Judiciário, mostrando a "vulnerabilidade" do sistema do TRF-1.

A Corte informou ainda que, considerando a gravidade do ocorrido, já "adotou as medidas jurídicas destinadas à pronta apuração dos fatos" e que, apesar do acesso de pessoas não autorizadas ao sistema, "não se verificou a existência de danos ao ambiente computacional" do tribunal.

O TRF-1 reúne processos do DF e dos seguintes estados:

Acre

Amazonas

Roraima

Rondônia

Amapá

Pará

Mato Grosso

Tocantins

Maranhão

Piauí

Bahia

Minas Gerais

Goiás



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES