Posso pedir reembolso do show de Taylor Swift? E remarcar passagem? Saiba direitos

A decisão de remarcar o evento para segunda-feira, dia 20, pegou de surpresa espectadores que vieram de outros estados brasileiros e até de outros países

Posso pedir reembolso do show de Taylor Swif? E remarcar passagem? Saiba direitos | Reprodução/ Luiz Eduardo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O adiamento do show programado para sábado, dia 18, no Rio de Janeiro, como parte da "The Eras Tour" de Taylor Swift, gerou frustração entre muitos fãs. A decisão de remarcar o evento para segunda-feira, dia 20, pegou de surpresa espectadores que vieram de outros estados brasileiros e até de outros países para a apresentação. Diante dessa mudança de última hora, vários fãs ficaram perplexos em relação aos seus direitos, especialmente no que diz respeito à remarcação de passagens aéreas e hospedagem, ou até mesmo ao reembolso dos ingressos para aqueles que não puderem comparecer na nova data.

A alteração na programação ocorreu após a trágica morte de uma fã durante a estreia da turnê no Brasil na sexta-feira. Embora não tenha mencionado diretamente a estudante Ana Clara Benevides no anúncio, Taylor Swift afirmou em suas redes sociais que o adiamento visava preservar a saúde e o bem-estar de seus fãs e equipe, especialmente diante das altas temperaturas na capital fluminense. A seguir, são apresentados os direitos daqueles que não poderão comparecer à nova data, bem como informações relacionadas a gastos com hospedagem e passagens.

INGRESSO

A boa notícia para os fãs que não poderão ir na nova data é que o dinheiro investido na entrada poderá ser recuperado. A Tickets for Fun, organizadora dos shows de Swift no Brasil, abriu na noite deste sábado um formulário para solicitação de reembolso. Ele ficará disponível neste site até as 6h desta segunda. O pedido de cancelamento é irreversível. Para compras efetuadas por cartão de crédito no site, haverá estorno do valor por meio de crédito na próxima fatura ou na subsequente. Para aquelas feitas por meio de crédito no site da organizadora, na chamada wallet, o valor estará disponível na carteira virtual em até 30 dias úteis. Já para quem comprou presencialmente, será necessário preencher seus dados bancários durante a solicitação.

PASSAGEM AÉREA E DE ÔNIBUS

O Código de Defesa do Consumidor não prevê o reembolso de gastos com locomoção. Apesar disso, algumas companhias aéreas anunciaram, já no sábado, que permitiriam que os "swifties" remarcassem suas passagens sem custo extra. Latam, Azul e Gol não vão cobrar remarcação de passagens para voos saindo do Rio de Janeiro nos próximos dias. Na primeira das companhias, quem tinha passagens entre 19 e 20 de novembro poderá realizar remarcação gratuitamente entre 21 e 26 de novembro. A Azul permitirá ainda cancelamentos, com conversão dos valores gastos para créditos em compras futuras, o que acontece também na Gol, que vai isentar os passageiros da taxa para remarcação pelos próximos 12 meses.

 a Buser, plataforma de compra de passagens de ônibus, anunciou que vai reformular sua política de remarcação e reembolso para as pessoas afetadas pela mudança, mas lembrou que, dependendo do tipo de compra feito, já permite a remarcação sem taxas desde que solicitada com antecedência. A Águia Branca tomou decisão similar, e irá permitir a remarcação para passagens com origem no Rio de Janeiro entre os dias 18 e 19 de novembro. A Clickbus avisa que possibilita reagendamentos desde que solicitados com três horas de antecedência ao embarque.

HOSPEDAGEM

Ainda conforme o Código de Defesa do Consumidor, não há obrigatoriedade em permitir remarcações e cancelamentos nos casos de hotéis ou plataformas como o Airbnb. A recomendação é que haja negociações diretas, mas é provável que os fãs tenham que arcar com o prejuízo.

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES