PPP do Aeroporto de Parnaíba vai potencializar o turismo no litoral

O objetivo principal é desenvolver cadeias produtivas e fomentar a economia local.

Litoral do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais um projeto transformador fruto do trabalho da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) do Piauí é a PPP do Aeroporto de Parnaíba. A infraestrutura prevista na PPP vai ampliar a capacidade de transporte de cargas com um novo terminal e possibilitará a criação de rotas internacionais, além de potencializar a geração de emprego e renda da região, que é conhecida pela exuberância natural que atrai visitantes de todo o mundo.

O aeroporto é uma peça estratégica para a consolidação do litoral piauiense como destino turístico de abrangência internacional. “É o aeroporto brasileiro mais próximo da Europa. A região de Parnaíba tem um potencial imenso para o turismo, com o Delta do Parnaíba e a Rota das Emoções, além da proximidade dos Lençóis Maranhenses, de Camocim e Jericoacoara. Isso vem acompanhado de estímulos aos negócios do nosso litoral. Com maior movimentação de pessoas por conta do aeroporto, aumenta as demandas para hotel, restaurantes e comércio em geral. É mais dinheiro circulando e mais oportunidades de emprego e renda para a população”, destaca Viviane Moura, superintendente da Suparc.

A expectativa para os empreendedores do setor de turismo é grande. Para José Roberto, da Natur Turismo, com o aeroporto melhor estruturado, o setor se desenvolve cada vez mais. “Para nós, como empresários da área, isso é fundamental. Também como munícipes de Parnaíba, isso atende uma demanda nossa de termos acesso ao restante do país com uma facilidade maior, visto que a PPP vai possibilitar um aumento no número de voos e melhorando nosso deslocamento para outras cidades”, diz.

Litoral do Piauí, apropriado para kitesurf

Operação de novas rotas comerciais

Marcos Fonteles, da Eco Adventure Tour, agência de turismo em Parnaíba, comenta que a readequação do aeroporto vai viabilizar a entrada e operação de novas rotas comerciais e um aumento da movimentação de aviação em geral. “Um dos pilares do turismo é o transporte. Ter um aeroporto bem estruturado é um viés importante para trazer mais pessoas e também um incentivo para atrair mais voos e linhas aéreas. As melhorias são fundamentais para o fortalecimento do turismo”, aponta.

Parnaíba, que é a segunda maior cidade do Piauí, conta com diversos polos geradores de viagem como universidades, hospitais, centros de tecnologia e área de produção agrícola e industrial. O aeroporto fica próximo de uma zona de processamento de exportação (ZPE) e pode ser utilizado na importação de insumos, assim como na exportação da produção, e algumas cargas poderiam ser movimentadas até o aeroporto, como farmacêuticos e outros produtos com valor agregado elevado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES