Pratos regionais do Brasil são patrimônio e atraem turistas do mundo todo

A UNESCO concedeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia a várias localidades brasileiras

Gastronomia regional brasileira | Divulgação MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil, reconhecido por suas deslumbrantes paisagens naturais, rica diversidade cultural e calorosa hospitalidade, atrai turistas também pelo seu incrível repertório gastronômico. A culinária, considerada patrimônio imaterial do país, é uma expressão vívida da identidade cultural brasileira, revelando tradições, histórias e saberes de diversas comunidades e territórios.

A UNESCO concedeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia a várias localidades brasileiras, transformando-as em destinos bastante procurados por apreciadores de viagens gastronômicas. Entre essas cidades, destacam-se Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ).

Belém, a capital do Pará, brilha na cena gastronômica com pratos que utilizam ingredientes únicos da Amazônia, como o Tucupi, destacando-se o pato no tucupi e o famoso tacacá. Açaí, consumido tradicionalmente com farinha de mandioca e peixe frito, é outro ícone da culinária local.

Belo Horizonte, a "Capital dos bares" de Minas Gerais, ostenta 28 bares por quilômetro quadrado, sendo o Mercado Central um ponto turístico notável, famoso por seus queijos, doces e artesanatos. A gastronomia mineira é marcada por pratos como frango com quiabo, tutu de feijão, feijão tropeiro, leitão à pururuca, frango ao molho pardo, além de tesouros regionais como pão de queijo e doce de leite.

Florianópolis, localizada em uma ilha, encanta não apenas por suas praias deslumbrantes, mas também pela culinária centrada em frutos do mar. A cidade é a maior produtora de ostras do Brasil e destaca-se com pratos como a Sequência de Camarões, que apresenta camarões preparados de diversas maneiras, e peixes como tainha e anchova.

Paraty, no estado do Rio de Janeiro, é reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO e celebra sua diversidade cultural nas mesas com pratos típicos, como a paçoca de banana da terra, farofa de feijão, Azul Marinho (peixe com banana verde e farinha de mandioca) e Camarão Casadinho. A cidade também é famosa pela produção de cachaça artesanal.

Recentemente, o Ministério do Turismo lançou o programa "Experiências do Brasil Original", destacando biomas brasileiros e culturas originárias. O programa inclui o "Cozinha Show", apresentando vídeos gravados em comunidades indígenas e quilombolas, onde eles protagonizam suas tradições culinárias, em colaboração com o chef Zeca Amaral, evidenciando a riqueza da sociobiodiversidade brasileira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES