Prejuízo milionário: Mais de mil cabeças de gado morrem de frio no MS

As mortes ocorreram principalmente na região da Nhecolândia, no Pantanal sul-mato-grossense.

Cabeças de gado mortas após frio intenso no Mato Grosso do Sul | Divulgação/Iagro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 1 mil cabeças de gado morreram de frio, no Mato Grosso do Sul, desde quarta-feira (14), onde a sensação térmica, nos últimos dias, chegou a 9°C. As mortes ocorreram principalmente na região da Nhecolândia, no Pantanal sul-mato-grossense.

Equipes da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro)  estão percorrendo as propriedades onde há suspeitas de morte por condições climáticas e contabilizou, até o momento, a morte de 1.071 cabeças de gado e estima um prejuízo de cerca de R$ 3 milhões para os produtores rurais.

Na manhã de sexta-feira (16), cerca de 25 bezerros foram encontrados mortos em uma fazenda de Corumbá (MS), no Pantanal, devido ao frio. O prejuízo foi estimado em 40 mil reais pelo produtor rural. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostraram que os termômetros marcaram 11°C em Corumbá, com sensação térmica de 9°C, na madrugada de sexta-feira (16). 

"Foram as temperaturas registradas mais baixas desse ano. E hoje é possível que ocorram mais mortes", afirmou o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold. No entanto, de acordo com Daniel, as mortes dos animais não são tão incomuns na região do Pantanal e já foram registradas anteriormente.

Frente fria

Uma frente fria sobre as regiões Sul e Sudeste influenciaram a queda do clima na região Centro-Oeste. Em Campo Grande (MS), na quinta-feira (15), foi registrado 7,2ºC, considerada a menor mínima do ano, igualando a quarta-feira (14).A previsão climática aponta que o frio ainda deve permanecer neste fim de semana, contudo, não deve durar muito tempo devendo começar a esquentar na próxima segunda-feira (19). 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES