Prêmio Piauí de Inclusão Social: Saiba qual projeto venceu em cada categoria

A solenidade será apresentada pela jornalista e apresentadora Maia Veloso e contará com a presença de autoridades municipais e estaduais.

A cerimônia acontece no Teatro G3 Telecom, localizado no Centro de Convenções de Teresina (CCT). | Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 22h16

Governador Rafael Fonteles enaltece o Prêmio Piauí de Inclusão Social 

O governador Rafael Fonteles encerrou o evento enaltecendo o projeto e parabenizando a todos os vencedores. Em primeira mão, ele anunciou que irá assinar o título coletivo de terra do Quilombo Mimbó. 

"Quem acompanhou todos os vídeos que passaram, viu a alegria desses voluntários e voluntárias que fazem o bem. Eu quero começar parabenizando o grupo Meio Norte, na pessoa do seu fundador, o empresário Paulo Guimarães, e a sua família. Parabéns pela motivação, cada ano renovar essa iniciativa e mostrar essas práticas inspiradoras, como foi falado pela Maria Laura, para incentivar outros e outras a fazer o mesmo.

Queria parabenizar os premiados, os que concorrem, esse enaltecimento do voluntariado, do terceiro setor, das organizações. É muito importante para nossa sociedade. Quando vocês fazem esse trabalho, vocês estão ajudando muita gente, principalmente a si próprios. Quando você ajuda os que mais precisam, ali, sim, você está fazendo sua própria salvação. Se você salva, ajuda muita gente, está ajudando a si próprio.

O governo, e eu falo aqui em nome do povo do Piauí, o governo não é voluntário, é obrigado a usar as suas prerrogativas para poder fazer a inclusão social. Eu respeito o poder público, eu entendo o estado com essa missão principal de diminuir o fosso da desigualdade que tem na sociedade, que é a principal responsável, por exemplo, pela situação de violência que a gente convive e que muitas vezes é aplaudida, porque vai reforçar o aparelho repressivo. Eu postei um vídeo dos policiais que vamos nomear amanhã e bombou na internet, mas o que resolve o problema da violência é diminuir as desigualdades sociais e incluir aqueles que mais precisam e não ter que conviver com a situação de insegurança.

O governo do estado do Piauí e os que me antecederam, Regina Sousa e Wellington Dias, adiantaram mais do que eu o convívio na ponta com aqueles que sofrem. Começaram a mudar com o presidente Lula, começaram a mudar essa situação de extrema desigualdade do nosso país. Tenho muito orgulho de dar continuidade a essa gestão que apostou na inclusão social, que apostou no crescimento econômico sem deixar ninguém para trás. E você imagina quando você combina essas duas coisas, o governo nessa missão de diminuir desigualdades e o trabalho voluntário do terceiro setor, você tem um efeito multiplicativo muito maior, porque além de estar usando o dinheiro do contribuinte, o dinheiro dos impostos para reduzir desigualdades, você está contando com um trabalho voluntário de muitos. Então você tem um efeito muito maior.

Por isso, no mês de julho, a gente vai apresentar para a sociedade piauiense todas as parcerias que o governo do estado faz com entidades do terceiro setor. Para vocês terem uma dimensão de como o governo é parceiro das entidades e as entidades são parceiras do governo, nessa missão comum de diminuir desigualdades, de incluir especialmente os mais vulneráveis. A gente vai exibir isso de forma muito clara, com prestações de contas. Esse casamento do poder público com as entidades do terceiro setor, eu sou um entusiasta desse modelo, até porque algumas atividades, que são as organizações sociais, conseguem executar melhor. Mas, como eu estava dizendo, amanhã vamos entregar o título coletivo do Quilombo Mimbó. Vou assinar e publicar amanhã. Estava pensando em ter agenda para ir lá, mas vou dar logo. Gostaria de agradecer aos meus secretários e à minha esposa, Isabel, que está comandando o Pacto pelas Crianças.

Estou muito feliz de estar aqui hoje. Vim de uma agenda em Brasília, tratando exatamente da reforma tributária. A gente tem que fazer o voluntariado e tem que fazer a doação, mas tem que acreditar na justiça social. Então, quem ganha menos tem que pagar menos, e quem ganha mais tem que pagar mais. Muito obrigado e viva o prêmio de inclusão social", disse. 

Atualizado às 21h36

Diretora digital do Grupo Meio Norte, Maria Laura Guimarães, discursa

Maria Laura Guimarães, Diretora digital do Grupo Meio Norte, discursou na grande noite do Prêmio Piauí de Inclusão Social. 

Confira na íntegra:

Senhoras e Senhores, Boa Noite. 

Senhoras e Senhores, Boa Noite. Gostaria de saldar o excelentíssimo senhor governador Rafael Fonteles, e através dele todas as autoridades aqui presentes. Saldar todos os jornalista aqui presentes lembrando nosso ex-diretor e criador deste projeto JOSÉ OSMANDO e em seu nome  todos os profissionais da Rede Meio Norte, que há 18 anos, vejam só 18 anos, realizam este evento que tanto nos orgulha. Saldar a Júlia e através dela todos os Telespectadores que agora ao vivo nos acompanham por todas as plataformas que integram o Grupo Meio Norte de Comunicação.

São 18 de anos de prêmio Piauí Inclusão Social, e essa maioridade foi alcançada, acumulando muitas horas de produção de conteúdo e milhares de quilômetros percorridos, para mostrar a missão de vida de ajudar o próximo, de instituições, empresas e pessoas. Centenas de projetos de relevante impacto social já passaram por este palco.

É o segundo ano que temos o prazer de realizar esse evento no Centro de Convenções de Teresina, que tem prestado relevantes serviços nesta nova etapa de inclusão cultural no Estado, fruto do projeto de desenvolvimento que o Piauí vem passando ao longo das últimas décadas.

São tantas iniciativas que impulsionam nossa sociedade, que fica difícil escolher qual delas é a mais contributiva. Tenho certeza que o papel do nosso júri não foi fácil e é importante agradecer, instituições como Universidade Federal e Estadual do Piauí,  Embrapa Meio Norte, SEST/SENAT, SEBRAE e Federação das Indústrias do Piauí, dentre tantas outras, que contribuem há quase 20 anos nesta avaliação.

São exemplos de projetos preocupados com uma sociedade mais justa e igualitária que nos estimulam a continuar essa caminhada de demonstração do Piauí que dá certo e que merece ser colocado como referência.

Então não nos cansaremos de parabenizar todos os concorrentes aos prêmios, todos aqui presentes são ganhadores, contribuem de várias formas na elevação humana.  A todos parabéns!

Não posso esquecer de mencionar a nossa tão querida Escolinha Casa Meio Norte.  Que com consistência pedagógica, dedicação, muito trabalho e olhar humano, acumula prêmios nacionais e internacionais, beneficiando há décadas, mais de 5.500 famílias de uma comunidade carente de Teresina, o Bairro Cidade Leste, transformando social e economicamente, através da educação, milhares de pequeninos que por lá passam desde 1998.

Para finalizar, gostaria de dizer que O Grupo Meio Norte seguirá no compromisso de divulgar ações inspiradoras de gestão privada e pública, gerando assim um desejo de transformação e inclusão social, por ajudar na construção de um Piauí melhor, mais informado e também mais humano.

Muito obrigado.

Atualizada às 21h29

Grande prêmio do Piauí de Inclusão Social - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Teresina (APADA)

A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Teresina (APADA) foi a grande vencedora da 18ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social. Na cerimônia, que ocorreu na noite desta quinta-feira (22), no Centro de Convenções de Teresina (CCT), a APADA foi laureada na categoria ONG e obteve a maior pontuação entre todas as instituições premiadas.

Ao todo, foram selecionados 22 projetos de iniciativas públicas e privadas, divididos em diferentes categorias, incluindo Organização Não Governamental, Organização Governamental, Empresas, Associação e Ação Individual.

A solenidade reuniu autoridades municipais e estaduais, além de representantes das instituições agraciadas, no evento que celebrou a importância da inclusão social e o trabalho realizado pela APADA e pelas demais entidades premiadas. “Nós estamos sem palavras e nós estamos muito emocionadas e muito obrigada. Muito obrigado mesmo”, disse Regina Lima, Voluntária e coordenadora do projeto.

A instituição recebe apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde, e do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Localizada próxima ao Estádio Verdão, a APADA disponibiliza serviços de terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, atendimento médico neurológico, assistência social e professores especializados. Além disso, a ONG conta com uma equipe psicossocial que acompanha famílias em situação de vulnerabilidade social.

Atualizada às 21h20

Vencedor da Categoria empresa - Academia Cisco Piauí Conectado

Na categoria empresa, a vencedora foi a Academia Cisco Piauí Conectado. O projeto faz parte da Piauí Conectado, uma parceria público-privada de conectividade do Governo do Estado do Piauí. A academia oferece cursos gratuitos na área de tecnologia e já beneficiou mais de 8 mil pessoas desde sua criação em 2019, em parceria com a Cisco Networking Academy.

O programa foi estabelecido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para beneficiar alunos da rede pública estadual. Os cursos abrangem desde noções básicas de tecnologia, como Introdução ao Mundo Digital, até cursos avançados de programação em Python e Linux Unhatched.

A Academia Cisco da Piauí Conectado busca capacitar as pessoas para que possam aproveitar de forma positiva as oportunidades oferecidas pela internet e pela tecnologia. O programa tem como foco a formação e o desenvolvimento de habilidades na área de tecnologia, preparando os participantes para o mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado.

“Estou muito feliz nessa noite, fiz um discurso e gente fala o que sente no coração. Nós chegamos nos estado do Piauí em 2019, começamos nossas operações com o Piauí Conectado e sendo modelados com várias mãos. O sócio fundador da Piauí Conectado me chamou e disse assim: ‘eu quero devolver ao Piauí, e tudo de bom o que o Piauí fez para nós, quero que todas as portas que foram abertas para nós, abram para o Piauí. Eu tenho orgulho de ser uma das academias do Piauí, temos impactado a vida de várias pessoas. [...] Parabéns aos empreendedores sociais e que mais empresas venham apoios esses projetos que estão aqui e que merecem ser apoiados pela iniciativa privado, pelo governo e o governo daqui é extremamente atuante, que vpvês tenham força para seguir adiante. Parabéns a todos que concorreram. Que mais evento como esse aconteçam”, pontuou Charlene Queiroz, da Academia Cisco Piauí Conectado.

Atualizada às 21h12

Vencedores da Categoria ONG - Hospital São Carlos Borromeo e APADA

A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Teresina (APADA) foi laureada na categoria ONG. A APADA opera em dois polos distintos. O primeiro é a Clínica Apada, que presta serviços de saúde a 200 crianças, jovens e adolescentes, com foco em deficientes auditivos, mas também atende muitos estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e deficiência intelectual. 

O segundo pólo é a Casa do Silêncio, onde a APADA oferece ensino da linguagem brasileira de sinais, conhecida como Libras. Dessa forma, os estudantes podem aprender os conteúdos escolares na língua que lhes é mais acessível. A Apada beneficia um total de 70 alunos, a partir de cinco anos de idade. No total, a instituição realiza cerca de 62 mil atendimentos por ano.

Com 30 anos de atuação, a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Teresina desempenha um importante trabalho social que engloba desde atendimento médico até apoio educacional.

Ainda na categoria ONG, outra instituição premiada foi o Hospital São Carlos Borromeo, que presta serviços em prol da saúde da comunidade da zona Leste de Teresina. Fundado pelo padre italiano Humberto Pietrogrande em 1993, o hospital tem sido uma âncora de esperança para os residentes dos bairros Socopo e Pedra Mole. Desde o início, a instituição, que faz parte da Fundação Padre Antônio Dante Civiero (Funaci), tem se dedicado a proporcionar atendimento de qualidade e atenção à saúde dos mais necessitados, combinando cuidados primários e secundários.

O Hospital São Carlos Borromeo é hoje o único centro de saúde de médio porte na região da Grande Pedra Mole, e seu compromisso vai além da medicina tradicional. Os profissionais de saúde do hospital oferecem um atendimento acolhedor e humanizado, que vai além das obrigações profissionais e que mantém o legado de amor, empatia e comprometimento com o próximo deixado pelo padre Humberto Pietrogrande.

“O hospital acolhe a todos os que nos procuram, com urgência e emergência e algumas especialidades. Agradecer aos Sistema Meio Norte, Kalor Produções que tem nos ajudado muito, a Funaci, ha mais de 35 anos atua no piauí em parceria com o governo do estado e no município. Hoje nos temos uma grande parceria com o governo, através da Seduc, temos uma grande parceria e são 17 executados a do município. Tem sido um bom rendimento e um elevado conhecimento nessa categoria. Nossa prata maiores são nosso colaboradores, é dedicado para cada um, mesmo a dificuldades, estão fazendo um atendimento humanizado”, disse Rosa Maria, presidente da Funaci.  

Atualizado às 21h05

Vencedor da Categoria governamental - Projeto Agrofloresta

Na categoria governamental, o Projeto Agrofloresta foi o vencedor. Implantado pela Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), a iniciativa promove a ressocialização dos presos da Penitenciária Regional Irmão Guido, unidade penal localizada em Teresina. O trabalho é voluntário e acontece tanto dentro como fora do estabelecimento penitenciário.

No interior do presídio, os internos participam de aulas ministradas por professores e especialistas sobre a produção de alimentos orgânicos e saudáveis, utilizando métodos sustentáveis de preparação do solo. Em uma sala equipada com lousa e carteiras, eles aprendem técnicas de agricultura e sustentabilidade.

Fora dos muros da prisão, os internos têm a oportunidade de trabalhar em uma área de dois mil e quatrocentos metros quadrados, que antes era abandonada e cheia de lixo e esgoto. No espaço revitalizado, eles realizam atividades de jardinagem, que tem dado oportunidades de aprendizado, ressocialização e reinserção na sociedade.

“Que honra estar aqui recebendo e aproveito para parabenizar aos concorrentes, somos todos vencedores, de fazer o bem. Aqui são policiais penais que deveriam estar descansando, mas que são apaixonados pela causa, pela agrofloresta, são professores voluntários para ensinar os detentos a produzir os alimentos sem agrotóxicos. É um trabalho de continuidade que iniciais na gestão anterior. Agradecer a governadora Regina Sousa  e dizer ao governador Rafael Fonteles e que estamos cumprindo essa missão. Missão grandiosa, aproximadamente 6 mil homens e  mulheres que cumprem pena e consciente que é preciso que o ciclo penal e socio educacional, cumpram a sua função dentro do sistema. Agradecer, aos policiais penais, todo esse trabalho que estamos fazendo em todas as unidades. Vamos levar o trabalho as 17 unidade. Agradecer ao Grupo Meio Norte por reconhecer e a todas as organizações, que de forma silenciosa fazem muito pelo estado Piauí. Que deus cuide de nossas vidas”, discursou o secretário de justiça do Estado, Carlos Augusto. 

Atualizado às 20h48

Vencedor da Categoria Associação - Mimbó Artesanato

Na categoria associação, o projeto vencedor foi o Mimbó Artesanato. Localizado no Quilombo Mimbó, na zona rural de Amarante, Piauí, o projeto é composto por 13 mulheres que usam retalhos de tecido para produzir jogos de mesa, aventais, ecobags e nécessaires inspirados na cultura do quilombo.

O projeto foi idealizado em 2021 com o apoio da empresária Cláudia Claudino, responsável por doar os retalhos, e da artista plástica Kalina Rameiro, que orienta na produção e comercialização dos produtos. As mulheres do quilombo Mimbó, que existe há mais de 200 anos, encontraram no artesanato uma forma de emancipação e empreendedorismo, retratando a cultura local e garantindo uma renda digna para suas famílias.

Em março deste ano, a iniciativa do Mimbó Artesanato foi compartilhada durante o Fórum de Inclusão Socioeconômica, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em Brasília. Na ocasião, as mulheres foram oficialmente reconhecidas como artesãs.

“Dizer que é um prazer imenso de estar incluída hoje aqui, recebendo esse primeiro. Não estamos sós, é preciso da força do governo. Agradecer a Regina Sousa, ao nosso governador, Rafael por estar continuando com esse trabalho e agradecer todas as mulheres que desenvolvem esse trabalho. A gente já tinha tentado várias vezes e só agora com a força do governo  gente conseguiu desenvolver e manter com dia a dia fazendo nossas peças. Agradecer a Piauí Conectado, internet de qualidade e que a gente divulga e vende nossas peças. Agradecer as meninas do Mimbó Artesanato. Dizer que é nosso. A gente fica muito feliz por ter um governo que inclui pessoa e precisa desse trabalho”, frisou Martha Paixão, do projeto.  

Atualizado às 20h37

Vencedor da Categoria ação individual - Instituto Arte na Praça

O vencedor da Categoria ação individual foi o Instituto Arte na Praça. Na categoria ação individual, o projeto vencedor foi o Instituto Arte na Praça. Criado pela educadora Roze Magalhães, o instituto oferece aulas de arte e música para 68 estudantes.

Localizado no bairro Renascença II, zona Sudeste de Teresina, o Instituto se tornou um refúgio para a juventude local. Além das aulas de arte, como pintura em telas, crochê e música (com violino e flauta doce), o projeto também busca expandir suas atividades para incluir dança e teatro no futuro.

O espaço do instituto é alugado com o salário da professora Roze Magalhães e é mantido com muito esforço. Além das atividades artísticas, o projeto também realiza ações de coleta de lixo na rua, que transforma todo material em arte. O instituto é mantido com a ajuda de ex-alunos e amigos de Roze Magalhães, que contribuem para sustentar o projeto que também realiza ações sociais, como a distribuição de alimentos para os alunos e suas famílias.

“Nós estamos na comunidade há anos e ele nasceu em uma escola de tempo integral com o objeto de  deixar o aluno na escola e evitar a  evasão. Cresceu tanto que não comportou mais nos muros da escola. Funciona no Renascença; eu pagava o aluguel de uma casa, água, luz r telefone e a gente distribui 75 cetas para as mães. Fico muito emocionada, porque  em dezembro a nossa governadora Regina Sousa disponibilizou um espaço. Ela percebeu os perrengues que a gente passava e disponibilizou um espaço Renascença II e fez mais um pedido do secretário e começamos uma reforma. Temos uma sala de aula linda, organizada, concluímos a reforma amanhã e estamos recebendo 160 criança. Temos aula de violão, violino pintura, professores voluntários e nosso maior orgulho é os alunos do Enem, para os alunos que não podem pagar o curso de redação, obrigado a todo e muita emoção estar aqui”, disse Rose em seu discurso. 

A pequena Franciane, aluna do Instituto Arte na Praça falou sobre o projeto. "Estou dede 2022 e lá é bem legal a gente faz um monte de atividades boas, eu faço pintura em tela, aula de flauta doce e lá é muita legal, sempre tem muita gente vindo e nos sábados tem aulas”, disse.

Atualizado às 20h33

Prêmio Piauí de Inclusão Social realiza menções honrosas

O Inclusão Social realizou a primeira menção honrosa para a Ong Eu Quero Ajudar. A primeira dama do estado e coordenadora do pacto pela primeira infância, Isabel Fonteles, realizou a entrega.

"Estou muito feliz de estar qui hoje. Gostaria de agradecer o universo pela oportunidade, aos voluntários, à Rede Meio Norte, aos meus pais que me deram a oportunidade de ter contato com as pessoas em vulnerabilidade e é muito bom estar do lado de cá, de poder ajudar. O que nós encontramos todos os dias nas ruas é muito diferente do que a gente vive e convido vocês a conhecerem essa realidade quando puderem, independente de grupo, religião. Que vocês consigam fazer isso por quem precisa. Obrigado aos voluntários que estão aqui presente e as instituições que estão aqui hoje”, disse a Priscila Jacó, da Ong.

A segunda menção honrosa foi para a Comunidade terapêutica Betesda. Carla Dias, coordenadora da comunidade, recebeu a homenagem. Regina Sousa realizou a entrega. “É um prazer estar aqui representando essa comunidade há mais de 20 anos, que começou com voluntários da igreja, para ajudar as pessoas que são de rua, desacreditados e a gente consegue la restruturar. É lindo ver. É uma família por detrás. A droga não mata, mas maltrata muita família. A gente não usa nenhum tipo medicamento, só a palavra de Deus. Agradeço muito ao grupo Meio Norte, Conheci um anjo chamando lívia e ela nos ajuda, aparecer uma melhoria no dia deles. A gente entrega para comunidade uma pessoa desacreditada. Damos até um curso profissionalizante, pois ele capaz de mudar a história dele”, destacou. 

Atualizado às 20h10

O governador Rafael Fonteles, em entrevista ao Meionorte.com, parabenizou o Grupo Meio Norte de Comunicação Pela iniciativa e mencionou os legados de Regina Sousa e Wellington Dias, quanto ao campo social. Segundo ele, o Prêmio Piauí de Inclusão Social serve de estímulo para novos projetos e inclusão do povo do Piauí. 

“Primeiro parabenizar o grupo Meio Norte que por vários anos apoia, com este evento, com toda essa cobertura, quem faz a inclusão social no Piauí. As organizações não governamentais, as pessoas físicas, as empresas, os governos, enfim, procurando premiar aquelas experiências que se destacam no cuidado, na atenção, na inclusão das famílias mais vulneráveis. Isso casa perfeitamente com o nosso campo político, com o nosso governo, o ex-governo da secretária Regina Sousa e governo do ministro Wellington Dias. Cada vez mais a gente quer crescer sem deixar ninguém para trás. Por isso a gente está aqui mais uma vez prestigiando esse prêmio do Inclusão Social para servir de exemplo para outros se estimularem e fazerem também a sua parte nesse processo de inclusão do povo do Piauí”, pontuou. 

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel (PDT), destacou a importância do Inclusão Social na promoção do incentivo de políticas públicas para a cidade. 

“Primeiro agradecer ao grupo Meio Norte pelo convite. Nós sabemos que uma atividade como esta, um evento como este, que premia iniciativas de entidades que promovem inclusão social em nossa cidade é muito importante. Acredito que devemos trabalhar cada vez mais essas políticas públicas eficazes e eficientes nesse sentido, garantindo principalmente que a nossa cidade possa ser cada vez mais inclusiva e uma cidade para todos, independente das características das pessoas”, disse o vereador. 

A secretaria de Assistência Social, Regina Sousa, exaltou os 18 anos do prêmio e disse que sua proposta é o foco principal de sua pasta, no entanto, deve ser de todos os governantes. 

“Esse projeto, esse prêmio de inclusão que completa 18 anos é um projeto vencedor por si só, mas os vencedores realmente são as pessoas que saem daqui com os projetos apresentados e que mostram o potencial da sociedade civil de fazer coisas que às vezes o estado não consegue fazer e chegar onde o estado não chega. São projetos que sempre estão envolvendo o cuidado com as pessoas.  Esse é projeto e foco principal da minha pasta, da minha área e que deve ser de todos os governantes. Temos que dar uma atenção para essas entidades, pois elas conseguem fazer as coisas mais rápido, porque no governo tem muita burocracia, às vezes se demora oito meses, um ano pra conseguir realizar e a sociedade civil não, ela faz muito mais rápido. A TV Meio Norte está de parabéns por ter tido essa iniciativa”, ressaltou. 

Acompanhe em tempo real a cobertura do Prêmio Piauí de Inclusão Social

A Rede Meio Norte transmite a partir das 20 horas, a 18ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social. Serão homenageadas e premiadas iniciativas que contribuem para a construção de uma sociedade melhor. A cerimônia acontece no Teatro G3 Telecom, localizado no Centro de Convenções de Teresina (CCT) e também contará com a cobertura em tempo real pelo Meionorte.com. 

A solenidade será apresentada pela jornalista e apresentadora Maia Veloso e contará com a presença de autoridades municipais e estaduais, assim como representantes das entidades envolvidas. Além da TV Meio Norte, você pode conferir a solenidade através do canal no Youtube Meio Norte Mais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES