Preparação ideal evita constrangimentos em programa de intercâmbio

A avaliação teria iniciado em fevereiro, o que tomou muitos estudantes de surpresa, já que a expectativa é que ela fosse aplicada em março ou abril.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

ACOMPANHE A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA (20/05) DO JORNAL MEIO NORTE

Ao todo 110 estudantes do programa Ciência Sem Fronteiras foram convocados para retornar ao Brasil sem nem mesmo terem começado a exercer as atividades na universidade estrangeira, destes 80 estão na Canadá e 30 na Austrália; a medida se deu pelo fato deles não terem atingido o nível necessário de proficiência no inglês. A avaliação teria iniciado em fevereiro, o que tomou muitos estudantes de surpresa, já que a expectativa é que ela fosse aplicada em março ou abril. Para evitar que um constrangimento do tipo aconteça com você, é primordial estudar detalhadamente a língua do país em que almeja realizar o intercâmbio.

No Piauí, a procura pelo projeto cresce substancialmente no decorrer dos anos, porém os jovens que planejam participar devem estar atentos na preparação. Segundo a professora de idiomas Lina Carvalho, não adianta se inscrever sem ter o conhecimento necessário. ?Se a pessoa não tem qualquer base, ela precisa de no mínimo 2 anos?, afirma. É comum que muitos aspirantes deixem para buscar ajuda nos meses que antecedem a seleção, entretanto, essa medida é arriscada e acaba declinando durante o processo. ?O conselho é que comecem a se preparar logo quando entram no ensino superior ou até mesmo antes?, declara Carvalho.

Antigamente, uma saída para aqueles que não tinham o domínio de outro idioma e mesmo assim desejavam estar inseridos no Ciência Sem Fronteiras era optar por um intercâmbio em Portugal, porém ele foi excluído do programa, tendo em vista o entendimento que já haviam muitos participantes no país e que os brasileiros não desenvolveriam o aprendizado de uma segunda língua. Desse modo, nações hispânicas estão sendo procuradas com mais frequência, mas Lina Carvalho alerta. ?Esse projeto é uma oportunidade única, mas não se pode ter a ideia de que dará certo sem ter a preparação ideal. Muitos tem a ilusão de que o espanhol é fácil, isso é um engano?, completa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES