Presidente do Haiti, Jovenel Moïse, é assassinado na residência oficial

A primeira-dama sobreviveu ao ataque que matou seu marido, o presidente Jovenel Moïse, e será transferida para receber tratamento em Miami

presidente | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Presidente do Haiti, Jovenel Moïse, foi assassinado durante a madrugada desta quarta-feira (07). A notícia, que começou a ser divulgada pelos jornais locais, foi entretanto confirmada pelo gabinete do primeiro-ministro interino. A primeira-dama, Martine Moise, levou um tiro e foi hospitalizada. Ela será transferida para receber tratamento em Miami, pois seu estado de saúde é crítico.

Segundo o comunicado emitido, o político por um grupo de indivíduos não identificados que invadiram a sua residência privada pela 1h de hoje.

Classificando o homicídio como um “ato odioso, desumano e bárbaro”, Claude Joseph, que substituiu o antigo primeiro-ministro Joseph Jouthe em abril após este apresentar subitamente a sua demissão, apelou à calma da população. Joseph afirmou que a segurança do país está garantida e que todas as medidas foram tomadas para garantir a “continuidade do Estado”.

Presidente do Haiti foi assassinado em sua casa

O Haiti atravessa um momento conturbado, marcado por instabilidade social e política, à qual se vêm juntar as dificuldades em lidar com a pandemia do novo coronavírus. O país, um dos mais pobres das Caraíbas, aguarda ainda a chegada da primeira remessa de vacinas ao abrigo do programa internacional COVAX.

Moïse, que nomeou esta segunda-feira um novo primeiro-ministro (o médico Ariel Henry,) após ter apontado três vezes Claude Joseph como primeiro-ministro interino, tem sido apontado como o principal responsável pela crise que o país enfrenta.

Primeira dama sobreviveu ao ataque

A primeira-dama sobreviveu ao ataque que matou seu marido, o presidente Jovenel Moïse, e será transferida para receber tratamento em Miami, disse o embaixador haitiano nos Estados Unidos, Bocchit Edmond, à agência Reuters. Segundo ele, o estado da primeira-dama é crítico. 

Martine foi baleada durante o ataque à residência oficial do presidente, no bairro de Pelerin 5, em Porto Príncipe, na madrugada desta quarta. Ao informar sobre o ataque, o primeiro-ministro interino do país, Claude Joseph, havia apenas afirmado que a primeira-dama fora baleada, sem dar mais detalhes sobre seu estado de saúde. 

Primeira-dama do Haiti ficou ferida no ataque



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES