Previsão do tempo no Piauí: como devem ser os próximos dias

A condição de veranico, um fenômeno caracterizado por temperaturas elevadas, deve persistir por alguns dias.

Chuvas | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O climatologista Werton Costa detalhou 4 mapas de previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) dos períodos de 24, 48, 72 e 96 horas (quatro dias). Segundo a previsão, a condição de veranico, um fenômeno caracterizado por temperaturas elevadas, deve continuar por mais alguns dias. Confira os mapas abaixo!

Os mapas do INMET mostram uma diminuição de chuvas que o Piauí já está enfrentando desde os últimos dias de janeiro deste ano. Esse estado é uma consequência da retração ou afastamento do corredor de umidade no território piauiense.

"A cor branca nos quatro mapas mostra que a maior parte do nordeste vivencia uma condição de tempo firme, com muito sol, incremento do calor e aumento da taxa de evaporação", explicou Werton Costa. Nesta terça-feira (1º), a chuva está deslocada em maior quantidade para a faixa amazônica, no Norte, e para a região do Sudeste. 

Foto: Apoliana Oliveira 

Embora o momento chuvoso tenha dado uma trégua, esse quadro não deve persistir durante o mês de fevereiro. "Nós vamos ter mais de uma semana sobre uma condição de veranico para a maior parte dos municípios do Piauí, principalmente os municípios sertanejos, municípios da faixa Norte. Mas, se observarmos o mapa, podemos ver com muita nitidez que no 4° dia já existe uma boa entrada de umidade na Microrregião do Médio Parnaíba", disse.

Como também aponta o 4º mapa, há uma sinalização de umidade no extremo Sul piauiense. Ou seja, apesar da condição de veranico, não estão descartadas as chuvas esporádicas, pontuais e de pequeno volume.

"É bom frisar que ainda na semana passada, o INMET e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) divulgaram a previsão otimista para o homem do campo, com volumes consideráveis  de chuvas no trimestre fevereiro, março e abril", comentou o climatologista.

Mapas

INMET

INMET

INMETINMET



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES