Procon encerra o ano com índice de resolutividade de 83,7% dos casos

As ações evitam um maior congestionamento de processos no Poder Judiciário, além da celeridade na resolução dos conflitos.

Procon encerra o ano com índice de resolutividade de 83,7% dos casos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Municipal de Teresina) registrou, no ano de 2022, o total de 1.971 atendimentos, sendo 1.720 Reclamações e 251 Consultas, registradas no ProConsumidor. Desse total, foram realizadas 1.670 audiências de conciliação, com a resolutividade de 83,7% dos casos. 

Os serviços essenciais de água e energia foram os que registraram a maior taxa de reclamação, seguido de produtos e serviços privados, no mesmo patamar, os serviços financeiros (bancos e demais instituições financeiras) e fornecedores lojistas do comércio físico e digital (e-commerce). Na terceira colocação, reclamações acerca de passagens aéreas. Já os serviços de telefonia diminuíram em 12% o número de reclamações em relação ao ano de 2021.

“Apenas 16,3% dos casos registrados foram encaminhados para o Poder Judiciário, contribuindo, assim, para o descongestionamento processual da via Judicial”, esclarece a coordenadora do Procon Municipal, Nara Cronemberger.

Procon encerra o ano com índice de resolutividade de 83,7% dos casos (Foto: Reprodução)Segundo o secretário da Semdec, Iran Felinto, os números demonstram a eficiência do Procon Teresina em resolver as demandas que chegam ao local. “O órgão tem se tornado referência para os munícipes buscarem seus direitos. E a Semdec como secretaria voltada para o desenvolvimento econômico procura dar voz aos consumidores e fornecedores visando um equilíbrio nas relações de consumo”, pontua o secretário.

PROCON

O Procon Municipal é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), e atua primordialmente na proteção e defesa dos direitos dos consumidores e seus interesses na esfera individual. Trata-se de um órgão extrajudicial considerado como um meio adequado para a solução de impasses e conflitos decorrentes das relações de consumo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES