Professores recomendam revisão e descanso na reta final para o Enem

Com um total de 90 questões objetivas, eles terão 5 horas para mostrar todo o conhecimento adquirido

Professores recomendam revisão e descanso na reta final para o Enem | Joedson Alves/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No próximo domingo (12), estudantes de todo o país responderão às provas de matemática e ciências da natureza do Enem 2023. Com um total de 90 questões objetivas, eles terão 5 horas para mostrar todo o conhecimento adquirido. Uma boa revisão e um merecido descanso podem ser aliados essenciais para garantir que estejam preparados e confiantes no segundo dia de exame. 

“Revisar matérias mais frequentes nas provas é o ideal! Tentar estudar todo o conteúdo da prova em uma semana é uma péssima ideia, mas reforçar conceitos e fórmulas sobre os assuntos mais comuns, vai trazer mais tranquilidade e melhores chances de obter uma boa pontuação”, diz o professor de matemática do Colégio Leonardo Da Vinci de Porto Alegre Diego Andrades.  

A professora de química do colégio Ao Cubo no Rio de Janeiro, Caroline Azevedo, ressalta a importância de três elementos cruciais na preparação para o segundo dia de provas. Em sintonia com Andrades, a primeira delas é direcionar os estudos para os conteúdos mais frequentes em anos anteriores, resolvendo questões de edições passadas do Enem. Os exames e gabaritos de anos anteriores podem ser acessados na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

O segundo aspecto crucial, de acordo com a professora Caroline Azevedo do colégio Ao Cubo no Rio de Janeiro, é entrar na prova com uma estratégia clara. Isso implica saber qual prova resolver primeiro e quanto tempo dedicar a cada área do conhecimento. "Não se deve tomar esse tipo de decisão na hora, muito menos fazer a prova sem uma estratégia definida", enfatiza a professora. Quanto à terceira consideração, destaca-se a importância de avaliar o que deu certo e o que deu errado no primeiro dia do Enem, especialmente em relação ao controle do tempo. No último domingo (5), os estudantes enfrentaram as provas de linguagens, ciências humanas e redação.

“Algumas questões das áreas de matemática e de naturezas são muito trabalhosas, às vezes envolvem muito cálculo, então o aluno precisa administrar bem o tempo para conseguir fazer a prova inteira. Um estudante que perde muito tempo em uma única questão frequentemente não consegue fazer a prova inteira, por isso acaba chutando questões sem sequer ter lido. E muitas vezes são questões fáceis e rápidas, que ele teria acertado se tivesse ao menos lido”, diz Azevedo. 

Na mesma linha de Azevedo, o professor Andrades sugere que os estudantes busquem iniciar a prova procurando uma questão mais fácil. “No início da prova, o nervosismo atrapalha e pode comprometer. Escolher bem por onde começar é fundamental para baixar a ansiedade e ganhar confiança. Além disso, priorize questões de rápida compreensão e interpretação bem como conteúdos com os quais você se sente mais confortável”, sugere. 

Segundo o professor, a organização é a chave para um bom desempenho. “Na primeira hora de prova, não hesite em pular as questões mais difíceis, fazendo anotações nelas para voltar depois. Finalmente, lembre-se que as questões da prova são sobre resolver um problema. As fórmulas podem ajudar, mas não são obrigatórias. Busque compreender o problema a ser resolvido, use as alternativas a seu favor e caso não lembre da fórmula, faça estimativas ou aproximações para chegar à resposta correta”, recomenda. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES