Reaplicação de prova do Enem deve ser pedida de 13 a 17 de novembro

Quem teve problemas no dia da prova terá nova chance em dezembro, diz Inep

Reaplicação de prova do Enem deve ser pedida de 13 a 17 de novembro | Joedson Alves/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os candidatos que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 (Enem) e enfrentaram problemas logísticos ou estavam sofrendo de doenças infectocontagiosas e, portanto, não conseguiram participar da avaliação, terão a oportunidade de solicitar uma reaplicação das provas. O período para fazer essa solicitação vai de 13 a 17 de novembro, através da Página do Participante. A reaplicação do exame está programada para ocorrer nos dias 12 e 13 de dezembro.

O Ministério da Educação ressalta que essa mesma oportunidade se estende às pessoas que não compareceram devido à alocação em um local de prova situado a uma distância superior a 30 quilômetros da residência indicada na inscrição.

Dentre os problemas logísticos que justificam a reaplicação das provas para candidatos prejudicados, incluem-se situações como a comprometimento da infraestrutura (como desastres naturais), falta de energia elétrica no local de prova (se isso prejudicar a visibilidade da prova), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erro no procedimento de aplicação da prova, desde que comprovadamente tenha prejudicado o participante.

DOENÇAS

No que diz respeito às doenças infectocontagiosas que justificam a reaplicação do exame, estão inclusas condições como a COVID-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica que, “nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente”.

No caso de ausência devido a problemas logísticos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) examinará as solicitações com base nas situações registradas. Para requerer a reaplicação do exame, os candidatos devem acessar a Página do Participante e fornecer um documento que comprove a necessidade. É importante destacar que os dados submetidos no pedido não podem ser modificados após o envio.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES