Projeto da Bahia 'apresenta' o mar para mais de 30 estudantes piauienses

O Projeto Coral Vivo envolve crianças e adolescentes nas ações de preservação dos ambientes recifais e coralíneos. Estudantes de Oeiras tiveram a oportunidade de conhecer as características do litoral da Bahia.

Projeto da Bahia 'apresenta' o mar para crianças e adolescentes oeirenses | Divulgação/Coral Vivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de 32 estudantes de escolas municipais da cidade de Oeiras, 295 km ao Sul de Teresina, realizou nesta segunda-feira (3) uma visita guiada ao distrito de Arraial da d'Ajuda, em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, para conhecer a base do projeto Coral Vivo e as atividades desenvolvidas pelos pesquisadores que atuam pela conservação dos ambientes recifais e coralíneos.

Segundo os coordenadores do projeto, o objetivo da ação foi apresentar às crianças um dos principais ecossistemas litorâneos da região, para que elas compreendam como cuidar e respeitar a natureza desde a infância. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as características do local e interagir com os organismos do ecossistema. 

Projeto da Bahia 'apresenta' o mar para mais de 30 estudantes piauienses (Foto: Divulgação/Coral Vivo)

A experiência concedeu à oeirense Yrlla Vitória da Silva, de 14 anos, o primeiro contato com o mar. "Foi incrível e eu queria isso há muito tempo, desde os meus 5 anos de vida", contou. 

Apesar de Oeiras estar localizada a cerca de 1.400 km de Porto Seguro, a distância não foi um obstáculo. Conforme o projeto Coral Vivo, a iniciativa do intercâmbio partiu da Prefeitura da cidade piauiense e custou cerca de R$ 100 mil reais aos cofres públicos. 

Leia Mais

A Secretaria Municipal de Educação de Oeiras informou que o conhecimento adquirido durante a viagem será repassado aos mais de 6 mil alunos através de atividades desenvolvidas ao longo do calendário escolar.

Projeto da Bahia 'apresenta' o mar para mais de 30 estudantes piauienses (Foto: Divulgação/Coral Vivo)

 "Trabalhamos com toda a rede, que conta com mais de 6 mil alunos. Fizemos um projeto de produção literária, de poesia, com os melhores alunos de cada escola, selecionando as melhores produções de cada uma, e trouxemos esses alunos com a obrigação e objetivo de repassar o conhecimento para toda a rede, dentro de cada instituição escolar. É uma oportunidade de promover a leitura, a escrita e mostrar o ambiente marinho in loco", declarou Sebastiana Tapetí, secretária de educação de Oeiras.

O Projeto Coral Vivo nasceu no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é realizado por 14 universidades e institutos de pesquisa. Com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, a entidade busca conservar a biodiversidade por meio de uma abordagem múltipla que inclui pesquisa, educação, sensibilização, políticas públicas e comunicação.

Em suas redes sociais, o prefeito de Oeiras, Zé Raimundo, celebrou a ação educativa. Segundo o prefeito, a parceria foi firmada no início de 2022, através da introdução de obras como o Guia do Naturalista e A Teia das Água, publicadas pelo instituto e aplicadas nas escolas municipais. "A maior conquista da nossa cidade ao longo do tempo é a Educação pública de qualidade, que transforma as experiências dentro e fora da sala de aula em oportunidades e sonhos possíveis. Todo investimento em Educação é pela construção de um futuro melhor para Oeiras e para os oeirenses", escreveu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES