Provas do Encceja 2023 são aplicadas neste domingo em todo o país

Os participantes buscam certificação para ensino fundamental ou ensino médio, no período da manhã e da tarde

Provas do Encceja 2023 são aplicadas neste domingo em todo o país | Ana Clara Sodré/Inep
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo, dia 27, mais de um milhão de pessoas deram início às provas do Encceja 2023 - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. O acesso aos locais de exame foi encerrado pontualmente às 8h45, e os participantes têm como objetivo obter a certificação para o ensino fundamental ou médio. As avaliações ocorreram tanto pela manhã quanto à tarde.

No total, há 1.104.146 inscritos no exame, com 193.572 deles almejando a certificação no ensino fundamental e 910.574 buscando a certificação no ensino médio. A predominância é das mulheres, somando 613.097 participantes, enquanto o público masculino apresenta 491.049 inscrições. 

No período da manhã, os participantes tiveram quatro horas para realizarem as provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Aqueles que buscam a certificação no ensino fundamental serão avaliados em ciências naturais e matemática. Para o ensino médio, serão verificados os conhecimentos em ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias.  

No período da tarde, a prova terá cinco horas de duração. Para os participantes que buscam a certificação no ensino fundamental, serão aplicadas as provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia. Já para a certificação no ensino médio, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e ciências humanas e suas tecnologias. 

ENCCEJA

Pela primeira vez conduzido em 2002, o Encceja tem como propósito avaliar as competências, habilidades e conhecimentos de jovens e adultos que não finalizaram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. O exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em cooperação com as secretarias de Educação nos âmbitos estadual e municipal. Enquanto isso, a concessão do certificado e da declaração de proficiência é uma responsabilidade atribuída às secretarias de Educação e aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que estabelecem um Acordo de Participação no Encceja. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES