Recadastramento biométrico é encerrado em 40 municípios do Piauí

Não atualização implica no cancelamento do título eleitoral.

O recadastramento biométrico eleitoral foi encerrado na segunda-feira, dia 03, em 40 municípios da região Norte e  Médio Parnaíba. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), que já iniciou o processo de Planejamento Integrado das Eleições de 2018, informou que os eleitores que não cumpriram o prazo encerrado ontem devem procurar o cartório de suas referidas cidades. 

Recadastramento biométrico eleitoral
Recadastramento biométrico eleitoral

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a não atualização dos dados no Cadastro Nacional dos Eleitores acarreta no cancelamento do título eleitoral,além do impedimento de assumir concurso público, emissão de documento. O título será cancelado e assim permanecerá até que o eleitor procure a Justiça Eleitoral para efetuar o seu recadastramento biométrico.

Documentos necessários para  realizar o recadastramento: Documento oficial de identificação que contenha foto (Ex.: RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar - EM ORIGINAL); Comprovante de residência recente (emitido, no máximo, há 3 meses) no nome do eleitor ou de parente, devendo comprovar o parentesco; Documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver (Ex.: certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial etc.); Se for o 1º título eleitoral, necessita-se ainda do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).

A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

Lista mostra municípios que já encerraram o recadastramento biométrico:

Cocal

Cocal dos Alves

Capitão de Campos

Cocal de Telha

Boqueirão do Piauí

Demerval Lobão

Lagoa do Piauí

Matias Olímpio

São João do Arraial

Joaquim Pires

Murici dos Portelas

Porto

Campo Largo do Piauí

Nossa Senhora dos Remédios

Monsenhor Gil

Curralinhos

Miguel Leão

Angical do Piauí

Jardim do Mulato

São Pedro do Piauí

Agricolândia

Água Branca

Barro Duro

Lagoinha do Piauí

Passagem Franca do Piauí

Olho d'água do Piauí

Hugo Napoleão

São Gonçalo do Piauí

Santo Antônio dos Milagres

Francinópolis

Beneditinos

São Félix do Piauí

São Miguel da Baixa Grande

Prata do Piauí

Santa Cruz dos Milagres

Arraial

Francisco Ayres

Várzea Grande

Tanque do Piauí

Barra d'Alcântara


Fonte: Portal Meio Norte