Receita envia 400 mil cartas para contribuintes que caíram na malha fina do IR

O objetivo do projeto é auxiliar os contribuintes a resolver suas pendências e evitar possíveis penalidades, como as multas por omissões ou inconsistências

Receita envia 400 mil cartas para contribuintes que caíram na malha fina do IR | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Receita Federal iniciou o envio de cartas para 400 mil contribuintes em todo o Brasil que se encontram retidos na malha fina do Imposto de Renda de 2022. Esse processo iniciou na segunda-feira (25) e será finalizado até o dia 16 de outubro. O objetivo do projeto é auxiliar os contribuintes a resolver suas pendências e evitar possíveis penalidades, como as multas por omissões ou inconsistências.

Dentre os erros mais comuns que levam a declaração à malha fina estão:

- não declarar rendimentos recebidos;

- não incluir rendimentos obtidos pelo dependente;

- não informar todos os rendimentos de aposentadoria, quando titular ou dependente recebem benefício de mais de uma fonte pagadora;

- errar o valor ou o ano de realização da despesa médica declarada;

- informar como despesa médica gastos que não podem ser deduzidos;

- informar deduções não aceitas pela legislação.

Para verificar as pendências identificadas na declaração do Imposto de Renda, não é necessário comparecer fisicamente à Receita Federal. A consulta pode ser feita no "Extrato da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física" (DIRPF), acessível por meio da página do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal) na internet.

De acordo com informações divulgadas pela Receita na última sexta-feira (22), 1,4 milhão de contribuintes foram retidos na malha fina em 2023, o que equivale a 3,1% do total de declarantes. As principais razões para essa retenção incluem deduções do Imposto de Renda, seguidas por omissão de rendimentos e discrepâncias entre o imposto declarado pelo contribuinte e o informado pela fonte pagadora, entre outras.

No período de março a setembro deste ano, a Receita Federal recebeu 43,5 milhões de declarações do Imposto de Renda referentes a 2023. Do total de declarações retidas na malha, 955 mil têm direito a restituição, 386 mil possuem imposto a pagar e 26 mil resultam em zero, ou seja, sem imposto a ser restituído ou pago.

Do total das declarações na malha fina, 58,1% estão ligadas a deduções com falhas, sendo que as despesas médicas são o principal motivo. São 42,3% de erros ao tentar deduzir gastos médicos. Neste caso, o contribuinte pode ter tentado obter desconto ao declarar despesas não permitidas em lei ou não ter como comprovar o gasto.

(Com informações da Folhapress - Patrick Fuentes)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES