Receita retém 1,9 milhão de declarações na malha fina; veja os motivos

Omissão de rendimentos e deduções com despesas médicas estão entre os erros mais comuns

Receita retém 3,1% das declarações do Imposto de Renda na malha fina | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Receita Federal divulgou hoje, 22 de setembro, o balanço das declarações do Imposto de Renda 2023, revelando que 1.954.814 milhão de declarações foram retidas na malha fiscal, popularmente conhecida como malha fina. Esse número equivale a 3,1% do total de documentos entregues. Também foi anunciada a liberação da consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023. No dia 29 de setembro, um montante de R$ 1,9 bilhão será pago a 1,2 milhão de contribuintes.

Com esse último pagamento, a Receita Federal conclui a distribuição de todas as restituições do exercício 2023 que não apresentaram nenhuma inconsistência. Durante o período de março a setembro de 2023, a Receita Federal recebeu um total de 43.481.995 declarações referentes ao IRPF 2023, com ano-base de 2022.

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023, anunciando o pagamento de um montante total de R$ 1,9 bilhão para 1,2 milhão de contribuintes no dia 29 de setembro.

Veja a seguir os principais motivos para ter a declaração retida: 58,1% - Deduções, sendo as despesas médicas o principal motivo de retenção (42,3% do total de motivos de retenção). 27,6 % - Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados. 10,0% - Divergências entre os valores de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) entre o que foi informado na Dirf e o que foi declarado pelas pessoas físicas nas DIRPF. 4,3% - Deduções do Imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores efetivamente recolhidos.

A Receita Federal oferece uma consulta pela internet, acessível através do seu site oficial. Nesse processo simplificado, os contribuintes inserem seu número de CPF, data de nascimento e fornecem os dados solicitados na tela. No entanto, esse método não revela o valor da restituição. A informação sobre a data do pagamento, programada para o dia 29, e a forma de recebimento escolhida (conta bancária ou Pix) é disponibilizada para aqueles que estão no lote de restituição.

Além dessa opção, a Receita disponibiliza um aplicativo para dispositivos móveis, como tablets e celulares, que permite aos contribuintes consultar diretamente a liberação da restituição, bem como verificar a situação cadastral de um CPF, por exemplo. Para uma consulta mais abrangente, os contribuintes podem utilizar o Portal e-CAC, o Centro de Atendimento Virtual da Receita, acessível mediante senha gov.br de nível prata ou ouro. Esse método oferece informações detalhadas sobre a liberação da restituição e a situação cadastral associada ao CPF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES