Relógio de Dom João VI será restaurado com apoio de artesãos europeus

Especialistas e artesãos da Suíça vão trabalhar com curadores e profissionais brasileiros na recuperação do objeto do Século XVII

Relógio danificado em atos golpistas no Palácio do Planalto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Especialistas e artesãos da Suíça vão trabalhar com curadores e profissionais brasileiros na recuperação do relógio histórico Balthasar Martinot Boulle, do Século XVII, que pertenceu a D. João VI. O relógio ficava exposto no Palácio do Planalto, em Brasília, e foi bastante danificado durante atos de vandalismo ocorrido em 8 de janeiro deste ano.

A Embaixada da Suíça no Brasil ofereceu o suporte de especialistas e artesãos do país europeu para auxiliar o Governo Federal Brasileiro no trabalho de restauração e recuperação do relógio.

Antes e depois do histórico relógio que ficava exposto no Palácio do Planalto, em Brasília | FOTO: Reprodução

Segundo nota divulgada pela Embaixada da Suíça no Brasil, os graves acontecimentos "despertaram profunda emoção na Suíça, assim como uma forte solidariedade com as instituições e a democracia brasileira. A Embaixada da Suíça em Brasília apresentou às autoridades brasileiras (Presidência da República, Ministério da Cultura e IPHAN) uma iniciativa de restauração do patrimônio histórico danificado, parte fundamental da identidade e da memória do país".

Um produtor suíço de relógios de longa tradição e experiência ofereceu o apoio de alguns dos maiores especialistas e artesãos para a restauração da peça. Os detalhes da cooperação ainda estão sendo definidos. Numa primeira avaliação, levando em conta os graves danos sofridos e as características e complexidade do relógio, será necessário o engajamento de um conjunto de especialistas. 

Ainda durante este mês de fevereiro de 2023, está prevista a visita de uma primeira missão técnica de especialistas suíços sob supervisão de curadores e especialistas brasileiros. Na sequência, será definido um cronograma para as diferentes etapas de restauração do relógio.

"A Suíça e o Brasil têm relações históricas de amizade e cooperação baseadas sobre valores comuns. A colaboração que decorre da nobre missão de proteger o patrimônio histórico e artístico é um elemento emblemático que reforçará ainda mais a amizade entre os nossos dois países", indicou a nota da Embaixada da Suíça no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES