Resultado do Enem sai nesta terça-feira (16): saiba como consultar sua nota

Estudantes que buscam ingresso em universidades devem usar a nota para se inscrever no Sisu, no fim de janeiro

Resultado do Enem sai nesta terça-feira (16): saiba como consultar sua nota | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, o Ministério da Educação divulgará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em novembro. Os resultados estarão disponíveis na "Página do Participante" através do login único da plataforma gov.br.

Em caso de esquecimento da senha cadastrada, os candidatos podem recuperá-la visitando a página acesso.gov.br, inserindo o CPF e clicando em "avançar". Em seguida, escolhem a opção "esqueci minha senha", selecionam uma das formas de recuperação, preenchem os campos solicitados e geram uma nova senha.

Posteriormente, entre os dias 22 e 25 de janeiro, serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Este programa oferecerá 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior em todo o país, com base nos resultados do Enem 2023.

As informações sobre o Sisu são acessadas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que também utiliza a plataforma gov.br. Diferentemente de anos anteriores, haverá apenas uma etapa de inscrição, válida para cursos com início tanto no primeiro quanto no segundo semestre. O resultado está previsto para 30 de janeiro, sendo possível convocação de candidatos em lista de espera posteriormente.

No mesmo portal, além das inscrições pelo Sisu, será possível concorrer a vagas em instituições privadas através do Programa Universidade Para Todos (ProUni), utilizando as notas do Enem 2023. As inscrições para bolsas de 50% a 100% ocorrerão de 22 a 25 de fevereiro. Posteriormente, a página permitirá também solicitar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para cursar universidades particulares, embora o calendário ainda não tenha sido divulgado pelo MEC até o momento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES