Rio de Janeiro registra sensação térmica de 52,7 ºC no início da manhã

No domingo (12), a maior sensação térmica foi registrada em Irajá, na zona norte, às 13h55, alcançando 50,5 ºC

Rio de Janeiro registra sensação térmica de 52,7 ºC no início da manhã | Imagem: Reprodução/TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sensação térmica em Guaratiba, na zona oeste do Rio, era de 52,7ºC às 8h (horário de Brasília), segundo o sistema Alerta Rio, da prefeitura carioca. Bairro da zona oeste do Rio registrou maior temperatura e maior sensação térmica da cidade nesta manhã. Fazia 36 ºC, mas a sensação térmica era de 52,7 ºC.

Sensação térmica leva em conta umidade e outros fatores para calcular uma média de como a população está se sentindo. Se a temperatura é um número exato, a sensação é subjetiva, varia de pessoa para pessoa e de acordo com o que se veste. O número é uma estimativa geral.

No domingo (12), a maior sensação térmica foi registrada em Irajá, na zona norte, às 13h55, alcançando 50,5 ºC. Além disso, a região estabeleceu um novo recorde para a temperatura máxima do ano no município, atingindo 42,5 ºC. A onda de calor que afetou o país foi categorizada como "perigosa" pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), situando-se no nível intermediário da escala de grau de severidade do instituto para fenômenos meteorológicos, que inclui categorias como perigo potencial, perigo e grande perigo. 

COMO LIDAR COM O CALOR INTENSO

Mantenha-se hidratado. O suor excessivo leva à perda de substâncias que são importantes para o corpo humano, como sais e eletrólitos, podendo causar problemas renais. Além disso, bebidas geladas ajudam o corpo a se resfriar em situações de calor intenso;

Evite a exposição ao sol nos horários mais quentesO calor interno aumenta a vasodilatação, diminuindo ainda mais a pressão. Pessoas com a pressão baixa podem sentir tonturas e até desmaiar; Não se exercite quando a temperatura estiver alta. Ao praticar exercícios, o corpo tem uma produção muito intensa de calor, o que pode gerar grandes danos.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Elas inibem a produção do hormônio antidiurético e ajudam na desidratação. Se for beber, tome água junto. Faça refeições leves e de fácil digestão. Inclua legumes, vegetais e frutas que contenham bastante água em sua composição. Evite alimentos que demandam muita energia para serem digeridos, como gorduras e carnes pesadas, porque geram ainda mais calor ao corpo; Use roupas frescas, de cores claras e tecidos respiráveis.

(Com informações da FolhaPress/UOL)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES