Rio Grande do Sul registra 3 mortes pelas chuvas; há um desaparecido em SC

Os temporais ocorrem após uma onda de calor que atingiu boa parte do país ao longo da semana.

Vias alagadas após temporal no município de Rolante, no Rio Grande do Sul | Maiquel Moura/Defesa Civil RS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul neste fim de semana provocou três mortes, até este domingo (19), segundo informações divulgadas pelo governo. Uma morte foi confirmada neste domingo em Vila Flores (a 185 km de Porto Alegre), na serra. Segundo a Defesa Civil, a vítima foi um homem, identificado como Luis Antônio Martins, que teve o carro arrastado por correnteza. 

Outras duas vítimas haviam sido encontradas em Gramado, no sábado (18). Segundo informações da prefeitura do município, Elisabeta Maria Benisch Ponath, 51, e Lidowina Lehnen, 86, morreram soterradas após o desabamento da casa onde viviam.

Além das três vítimas, uma mulher morreu e um homem e uma criança estão desaparecidos depois que um carro caiu dentro do rio Turvo, em Coqueiro do Sul, no Norte do estado. Tatiane Panizato, que não teve a idade divulgada, teve o corpo encontrado por volta das 2h deste domingo (19). Seu companheiro e seu filho, de 2 anos, estavam com Tatiane no veículo. Inicialmente, o 7º Batalhão de Bombeiros Militar tratou o caso como decorrente das chuvas. A Defesa Civil do RS, entretanto, afirma que ainda não é possível estabelecer essa relação, e trata o caso como acidente de trânsito.

As chuvas também atingiram Roca Sales, onde, no sábado (18), uma equipe de resgate precisou se agarrar a um poste de luz para não ser levada pela correnteza. Outras 44 cidades do Rio Grande do Sul tiveram estragos, e governador Eduardo Leite (PSDB) fez um apelo para que os moradores do Vale do Taquari, região que foi atingida pelas enchentes de setembro, deixem as residências e procurem locais seguros.

Temporais nas regiões Sul e Sudeste

Os temporais ocorrem após uma onda de calor que atingiu boa parte do país ao longo da semana. Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 9 estados e o Distrito Federal estão sob alerta vermelho de grande perigo para tempestades. Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Tocantins também estão em alerta para situações climáticas.

Em Santa Catarina, fortes tempestades provocaran danos significativos desde a noite de quinta-feira (16). Um idoso de 70 anos desapareceu após a casa dele ser arrastada e destruída por uma enxurrada em Praia Grande. Desde quinta-feira (16), três pessoas morreram no estado por conta das chuvas. Em Ponta Grossa, no Paraná, os ventos destelharam 220 casas. 

Em São Paulo, ventos de até 80 km/h deixaram alguns consumidores sem energia elétrica na capital e em São Bernardo do Campo, na região metropolitana. Houve, ainda, suspensão no abastecimento de água em trechos de Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. Houve, ainda, queda de árvores na capital e em outras cidades paulistas, como Barretos, Itararé, Ubatuba, Eldorado e Taubaté.

Com informações do g1 e Folha de São Paulo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES