Tsunami meteorológico arrasta carros e assusta frequentadores de praia de SC

O pescador Marcio Goulart Nascimento, que testemunhou o incidente, relata que as condições meteorológicas estavam favoráveis

Carros são arrastados em tsunami | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde deste sábado (11), um tsunami assustou frequentadores da praia de Cardoso, em Laguna, Litoral Sul de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil do estado, esse fenômeno é incomum e de difícil previsão. Nas imagens que circulam, carros que estavam no entorno da praia são arrastados pela água. 

O pescador Marcio Goulart Nascimento, que testemunhou o incidente, relata que as condições meteorológicas estavam favoráveis, mas, por volta das 16h, a maré subiu de forma súbita e atingiu uma altura significativa. De acordo com a Coordenadoria de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil, o tsunami meteorológico geralmente está associado a sistemas meteorológicos, como linhas de instabilidade, como ocorreu neste caso específico.



"As linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas, dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia", detalha nota do órgão.

Gerado por condições meteorológicas, o tsunami meteorológico se distingue do tsunami tradicional, que é desencadeado por atividade sísmica (terremotos) e geralmente apresenta um potencial destrutivo mais significativo. Na praia, conforme relatado por Nascimento, havia muitos turistas, e foi possível observar várias pessoas correndo, acompanhadas de gritos. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, não houve registro de feridos.

"Estava cheia de gente, havia dezenas de carros, alguns conseguiram sair rápido. Mas uns 10 carros estragaram bem. Eles boiaram na maré. [...] Todos esses carros que foram atingidos foram arrastados", relata o pescador.

Quando a maré recuou, relata-se que pescadores correram para prestar assistência a banhistas e outros frequentadores, especialmente mulheres e crianças. Além disso, algumas pessoas perderam documentos durante o incidente. De acordo com a legislação municipal, a entrada, permanência e circulação de veículos automotores nas praias do município são proibidas, com exceção das praias do Gi, Canto do Gi e do Sol.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES