SAF investe em projeto de produção inclusiva em Colônia do Piauí

A associação fica localizada no primeiro assentamento para pessoas com deficiência no Estado

Assentamento recebe investimentos no projeto de produção inclusiva | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Superintendente de Desenvolvimento Rural, Francisco das Chagas Ribeiro, visitou na última quinta-feira (13), no município de Colônia do Piauí, a Associação dos Trabalhadores Rurais de Pais e Amigos dos Excepcionais de Colônia do Piauí (APAE). Na associação está localizada no primeiro assentamento inclusivo instalado no estado.

SAF investe em projeto produtivo inclusivo em Colônia do Piauí (Foto: Reprodução)Inaugurado em dezembro de 2010, o assentamento faz parte do Programa Nacional de Crédito Fundiário e atualmente a APAE rural conta com 22 famílias assentadas, sendo que todos têm algum tipo de deficiência.  Através do PVSA, a APAE rural foi beneficiada com um Projeto de Investimento Produtivo para fortalecimento da atividade da caprinocultura. O projeto contemplou a implantação de aprisco com área de 24m², aquisição de matrizes caprinas, reprodutores caprinos, equipamentos de informática, etc.

Durante a visita, o coordenador do PVSA, Francisco das Chagas Ribeiro, anunciou o aditivo para a instalação de placas solares no assentamento. O investimento será realizado por meio do PVSA e terá o valor de R$ 52.025,03 mil reais. “Aqui estamos ajudando a resolver um problema atual da associação, que é o custo da energia do bombeamento da água tanto para o consumo humano como para a produção, e com isso queremos diminuir ou até mesmo zerar essa conta. Esse é o primeiro projeto do FIDA no Brasil que atende famílias com esse perfil, por isso nós estamos buscando tornar essa experiência um exemplo para para o mundo”, destaca.

Moradores do assentamento conquistam suas moradias e conseguem cultivar alimentos e criar animais (Foto; Reprodução)

Marciele Silva, moradora do assentamento, falou da felicidade em fazer parte da associação e poder ter uma terra para morar e produzir. “Antes a gente não tinha essa oportunidade e graças a Deus conseguimos essa casa e hoje estamos progredindo. Aqui no meu quintal cultivo banana, laranja, acerola e também tenho caprinos, galinhas e porcos, uma alimentação de qualidade. Com esse novo projeto, nossa vida vai melhorar bastante pois é umas das coisas que precisamos muito aqui. Meu marido tem deficiência, mas Deus sempre nos dá força para seguir em frente e não desistir, somos muito gratos por estar aqui hoje”, destacou Marciele.

Moradores fazem o cultivo de alimentos no quintal de sus residências (Foto: Reprodução)O superintendente visitou algumas casas do assentamento e esteve acompanhado do presidente da associação de moradores, Francisco de Aguiar de Sousa Filho (Nazareno) e de sua esposa, Maria de Nazaré Carlos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES