Saiba como surgiu a devoção a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

Neste feriado, o país celebra o dia da padroeira encontrada por pescadores em um rio a cerca de 300 anos

Saiba como surgiu a devoção a Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil | Rede Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (12) o programa Notícias da Boa da Rede Meio Norte, apresentado por Helder Felipe, recebeu o Missionário Redentorista Irmão Diego Joaquim, para falar sobre a devoção à Nossa Senhora de Aparecida. Neste feriado, o país celebra o dia da padroeira encontrada por pescadores em um rio a cerca de 300 anos.

Diego explica que a imagem de Nossa Senhora de Aparecida imergiu nas águas do rio Paraíba do Sul, durante uma pescaria realizada por 3 homens. Primeiro foi pescado seu corpo e logo em seguida os pescadores conseguiram capturar também a cabeça da santa.

“Uma coisa importante de se dizer é que o Brasil fazia parte do Império Português, e que a padroeira era Nossa Senhora da Conceição, então muitas imagens eram feitas e veneradas nas colônias de Portugal. Quando a imagem foi encontrada pelos pescadores, a pescaria que até então estava fraca virou prodigiosa, um milagre das águas”, disse.

Saiba como surgiu a devoção a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil / Foto - Reprodução

A imagem foi encontrada enegrecida já que a de Nossa Senhora da Conceição geralmente é branca. A água e lama do fundo do rio, foi retirando a tinta e deixando a cor da santa no tom atual. Ele explica que esse fator fez com que Nossa Senhora de Aparecida fosse abraçada pelo povo brasileiro.

“A imagem estava enegrecida, ela surge no auge da escravidão no Brasil, podemos dizer que a santa se assemelha a realidade do povo brasileiro, a partir dai surgiu essa devoção do povo, que a chamou de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, porque ela ‘apareceu’ nas águas”, destaca.

A devoção começou pequena, logo em 1894 dado o crescimento da devoção, a congregação redentorista foi coordenada a assumir a direção do santuário. A igreja que hoje é a maior do Brasil começou a ser construída nos anos 1930 e até hoje nunca acabou. O templo leva o título de maior igreja mariana do mundo e fica atrás apenas da basílica de São Pedro no Vaticano, como a maior do mundo. 

Várias Marias em uma só

Mas o porquê de existir tantas “Nossas Senhoras”?. Diego explica que ao longo do tempo os diversos povos e culturas tiveram diferentes experiências com Maria, mãe de Jesus, e buscaram interpretar a mesma. “Existe apenas uma única Maria, a de Nazaré, Mãe de Jesus, uma pessoa escolhida por Deus para ser a mãe do santíssimo redentor Jesus, uma mulher concreta que existiu. Ao interpretar foi atribuído a ela com diz a música ‘trezentos nomes em tantos lugares’. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES