Santo André, em SP, registra 5 casos de pneumonia que causou surto na China

Bactéria Mycoplasma pneumoniae foi detectada em cinco crianças que frequentam a mesma escola e precisaram ser hospitalizadas; Secretaria de Saúde reforça que patógeno é comum

SP registra 5 casos de pneumonia que causou surto na China | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Santo André, no Estado de São Paulo, registrou um surto de pneumonia causada pela bactéria Mycoplasma pneumoniae em 5 crianças que frequentam a mesma escola. O microrganismo é o responsável pelo alerta de saúde recente na China em meio a um aumento significativo nos casos de internação pediátrica.

A Secretaria de Estado da Saúde paulista (SES-SP) destaca que a bactéria não é incomum e que as identificações "não necessariamente representam gravidade". Os casos, documentados pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) em 26 de dezembro, envolvem crianças de 3 a 4 anos. As hospitalizações, ocorridas entre 18 de novembro e 15 de dezembro, tiveram duração de 4 a 20 dias, com os pacientes agora em recuperação.

Além da Mycoplasma pneumoniae, em pelo menos dois casos, foi detectado o rinovírus, responsável por resfriados comuns. Outros quatro alunos da mesma escola apresentaram sintomas gripais, mas os exames não confirmaram a presença da bactéria.

O aumento do ressurgimento global da Mycoplasma pneumoniae é observado em vários países, como França, Estados Unidos, Dinamarca, Holanda, Suécia, Suíça, País de Gales, Eslovênia e Cingapura. Especialistas apontam que, desde a redução da circulação de agentes infecciosos durante a pandemia, esse fenômeno era esperado.

Com a infecção pela bactéria não tendo notificação obrigatória no Brasil, dados detalhados sobre a extensão do surto são limitados. Cientistas alertam para a importância da vigilância contínua diante do ressurgimento dessa cepa bacteriana, especialmente diante do aumento da resistência aos antibióticos, que pode complicar o quadro clínico, demandando hospitalizações mais prolongadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES