São Paulo teve mais de 1.400 casos de estupros em consultórios

Do total registrado, 1.080 casos envolviam vítimas vulneráveis.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O caso de violência sexual de duas vítimas em um consultório odontológico em São Paulo, na última sexta (20), levantou um debate: esses não são situações isolados de violência sexual em casas de saúde no estado. Entenda o motivo. 

De acordo com dados obtidos pelo portal de notícias Universa.Uol, foi apontado o registro de nada menos que 1.453 casos de estupro em ambiente de atendimento de profissionais da área da saúde entre 2008 e 2018 no estado de São Paulo. Deste total, 1.080 registros envolviam vítimas vulneráveis (menores de 14 anos).

Caso recente

Um dos casos registrados nesse meio ocorreu ariquera-Açu, no interior de São Paulo, onde um paciente de 21 anos sofreu violência sexual de um auxiliar de enfermagem, de 51 anos, enquanto era submetido a um exame de eletrocardiograma no Hospital Regional de Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo.

O acusado foi preso por estupro. Ele nega a acusação e segundo ele, a relação foi consentida. A vítima foi medicada e passa bem.

Números

A análise foi feita entre os anos de 2008 a 2016  em parceira com a Volt Data Lab, agência especializada em jornalismo de dados, com informações obtidas e pautadas por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Os números referentes ao ano de 2017 foram analisados pelo portal. Nos dois casos foram considerados os boletins de ocorrência registrados como estupro (art. 123) e estupro de vulnerável (art. 217-A).

Em uma avaliação mais detalhada entres anos de 2008 e 2016, é possível descobrir que 396 casos de estupro foram registrados com o termo genérico “hospital”; 143 aconteceram em postos de saúde; 58 em clínicas em geral e e 37 em consultórios odontológicos.

Na lista também entram locais como UTI, com oito ocorrências, e recepções de hospitais, com seis registros. Só em 2017, 171 estupros estupros foram registrados em estabelecimentos de saúde no no estado, sendo 101 enquadrados como estupro de vulnerável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES