Seca: Brasília completa 120 dias sem chuva neste domingo (4)

Brasília está localizada a 1,3 mil quilômetro de distância do mar e a 1,1 mil quilômetros de altitude, o que favorece as temperaturas extremas

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com umidade do ar abaixo dos 20%, o Distrito Federal completa 120 dias sem chuva neste domingo (4). Brasília segue enfrentando registros extremos em relação ao calor e à seca que ultrapassam valores até mesmo do Deserto do Saara, localizado na África. Com informações do portal R7.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia amanheceu em Brasília com umidade do ar abaixo dos 20%, enquanto no Saara a taxa de água na composição do ar foi de 30% nas primeiras horas, inclusive com previsão de céu nublado e chuva.

Eixo Rodoviário Norte, em Brasília (Foto: reprodução)

Ao longo do dia, de acordo com o Centro de Previsão do Inmet, a expectativa é que os brasilienses enfrentem umidade que pode ficar na casa dos 10%, o que deve gerar um alerta de perigo extremo. A região central do país, que inclui o DF, já está em alerta laranja, o que representa "perigo", podendo evoluir para "grande perigo" nas próximas horas. A temperatura mínima registrada durante a madrugada foi de 11ºC e a máxima deve ficar em 32°C. 

Fatores ambientais

Leia Mais

Brasília está localizada a 1,3 mil quilômetro de distância do mar e a 1,1 mil quilômetros de altitude, o que favorece as temperaturas extremas, como a queda intensa na taxa de umidade do ar. A superfície plana, que foi fundamental para a escolha da região para abrigar a "futura capital" na década de 20 do século passado, não permite a criação de barreiras para reter a água das frentes frias que passam pela região. Por conta disso, foi criado o Lago Paranoá, artificial, para amenizar o clima no centro da cidade.

Além disso, sem os vales e por estar localizada no interior da América do Sul, chegam menos correntes de ar no DF, com mais ventos por causa da altitude, o que contribui com a dissipação da umidade. A geografia da localidade também contribui para a evaporação de água no solo. 

A umidade do ar baixa pode provocar desidratação, feridas nos lábios, nas vias respiratórias e gerar choque estático em objetos metálicos, como maçanetas de portas e lataria de automóveis. Especialistas recomendam maior consumo de água e evitar atividades físicas entre 10h e 16 h. O choque pode ser evitado com o uso de pulseiras antiestática, principalmente para quem trabalha com materiais eletrônicos, que podem ser danificados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES