THE: Sem negociações, greve dos ônibus segue por tempo indeterminado

O movimento entrou em seu terceiro dia nesta quarta-feira (10).

rtur | rtu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A greve dos motoristas e cobradores do transporte coletivo municipal entrou em seu terceiro dia nesta quarta-feira (10) e sem previsão de término. Até o momento, não houve uma negociação concreta entre a categoria e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (SETUT). 

Em entrevista ao Meionorte.com, o secretário de previdência e assistência social do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviarios No Estado do Piaui (SINTETRO), Francisco Sousa, disse que nenhuma proposta foi recebida até o momento para abrir-se uma conversação a respeito da retomada total das atividades.  “A greve continua, mas até agora a patronal não colocou nenhuma proposta para gente. Estamos aguardando algumas propostas, mas até o momento não apresentaram nada”, disse. Os servidores irão se reunir nesta quinta-feira (11) para discutir novas diretrizes  e rumos do movimento na capital. 

Em nota enviada à reportagem, o SETUT informou que segue em busca de uma negociação efetiva e tem buscado a melhor alternativa para um acordo com a categoria dos trabalhadores, a fim de que o movimento grevista seja interrompido.  "O principal intuito do SETUT é assegurar o pleno funcionamento do sistema e o cumprimento do contrato, o qual foi estabelecido por meio de licitação pública, sob o comando do poder concedente.  Sistematicamente, desde 2015, obrigações contratuais essenciais à manutenção do equilíbrio econômico financeiro do sistema não têm sido cumpridas. Está previsto, entre várias cláusulas, uma obrigação contratual e legal do poder público, em subsidiar o sistema de transporte público, todas as vezes em que não for repassado para a tarifa catracada, o valor total do custo por passageiro, conforme determinou o edital da licitação do transporte urbano da capital, realizada em 2015", diz trecho da nota.

Foto - Raíssa Morais/ Jornal Meio Norte

Em decisão liminar emitida a última segunda-feira (08), o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Teresina determinou que as autoridades municipais e os consórcios das empresas de transporte adotem todas as medidas legais e contratuais cabíveis no sentido de garantir a disponibilidade de 70% da frota de ônibus coletivos nos horários de pico (segunda a sexta das 06:00 às 09:00h e das 17:00 às 19:00h, aos sábados: 6 às 9h e das 12 às 15h ), e 30% nos demais horários, enquanto perdurar a situação de pandemia da Covid-19. Além disso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) adotou as medidas cabíveis e realizou o cadastramento de veículos alternativos que já estão autorizados a circular para transporte dos usuários.

STRANS faz alerta sobre preços abusivos de veículos não cadastrados

Em nota, o órgão informou que os veículos cadastrados para circular no transporte de passageiros durante a greve são fiscalizados por seus servidores. Para executar essa atividade, os alternativos passam por vistoria e somente são autorizados após atenderem os requisitos exigidos pela STRANS. Segundo a superintendência, no caso de algum usuário constatar irregularidades na prestação do serviço por parte dos veículos autorizados, a denúncia deve ser feita diretamente para ouvidoria informando a hora, local, rota e, preferencialmente identificando a placa do veículo infrator. 

No entanto, a STRANS chamou atenção para posturas abusivas por parte de veículos não cadastrados para a prestação do serviço. “Existe a possibilidade de que veículos não cadastrados podem se aproveitar do momento e praticar condutas não autorizadas pela STRANS como, por exemplo, a tarifa excessiva. A tarifa cobrada deve ser de R$ 4,00 (quatro reais). O usuário não deve pagar um valor acima do previsto.  Os usuários devem observar a identificação fornecida pela STRANS para os veículos cadastrados e não utilizar o transporte não autorizado”, diz trecho do comunicado.

Para isso, o órgão está implantando a identificação dos veículos autorizados. “Os veículos cadastrados que ainda não receberam a identificação devem comparecer à Gerência de Licenciamento e Cadastro na STRANS para receber o documento que identifica a rota que deve ser utilizada”, informa. 

Foto - Divulgação/ Strans



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES