Semana começa quente, seca, com risco de queimadas na maior parte do país

A umidade do ar permanece em queda, Brasília registrou nesse fim de semana o dia mais seco do ano

Semana começa quente, seca, com risco de queimadas na maior parte do país | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (7), as regiões do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil enfrentam o início da semana com condições quentes e secas. A umidade do ar está em declínio em quase todos os estados brasileiros. Goiás é o estado que enfrentará os maiores impactos do ar seco, podendo atingir níveis mínimos em torno de 15%. 

O risco de ocorrência de queimadas permanece em alerta máximo, uma vez que a umidade relativa do ar encontra-se entre 24% e a temperatura atinge 34°C. Dentre as capitais mais quentes, São Paulo deve registrar 31°C em um cenário pré-frontal de calor, com a umidade em torno de 20% e a qualidade do ar classificada como regular. 

Enquanto isso, a região Sul está experimentando uma mudança no clima devido à chegada de uma frente fria. Essa frente fria já está impactando o estado do Rio Grande do Sul e deverá avançar até o Espírito Santo, trazendo consigo a ocorrência de chuvas. 

FRENTE FRIA NO RS

A chuva já está atingindo o estado do Rio Grande do Sul, marcando a terceira frente fria que passa pela região em menos de uma semana. Essa frente fria deve ser intensa o bastante para progredir até o Sul do Espírito Santo, o que é esperado até esta terça-feira (8). Posteriormente, a frente fria se afastará em direção ao mar, causando uma queda de temperatura por um dia. Após esse período, o clima voltará a esquentar novamente. 

Atualmente, uma extensa área está sob a influência do veranico, caracterizado por dias mais quentes do que o usual, ausência de chuvas e baixa umidade do ar, com duração de no mínimo quatro dias. Na capital federal, Brasília, por exemplo, a situação continua de extrema secura, com a temperatura atingindo 29°C e a umidade do ar abaixo dos 20%. 

A umidade atinge níveis de emergência em várias regiões, incluindo Mato Grosso do Sul, o interior de São Paulo, o interior de Minas Gerais, o Oeste da Bahia e o Distrito Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES