Senado vota hoje (16) PEC que criminaliza porte de drogas

Proposta proíbe o porte de substâncias ilícitas, sem distinção de quantidade.

Senado vota hoje (16) PEC que criminaliza porte de drogas | ES360
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Senado deve votar, nesta terça-feira (16), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 45/2023, conhecida como PEC das drogas, que proíbe o porte de substâncias ilícitas, sem distinção de quantidade, e propõe penas alternativas à prisão para usuários e traficantes. 

O QUE PODE MUDAR? A pauta envolve a alteração da Lei de Drogas, em vigor desde 2006. De autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a proposta em questão busca endurecer as regras atuais, transformando em crime a posse e o porte de drogas como maconha, cocaína e LSD, sem autorização, independentemente da quantidade.

O relator da matéria, senador Efraim Filho, também sugeriu que a distinção entre traficante e usuário será feita pela Justiça com base nas circunstâncias do caso, podendo resultar em penas alternativas à prisão e tratamento contra a dependência, caso fique comprovado que a droga era destinada ao uso pessoal.

Enquanto o Senado avança com essa proposta, o STF discute o porte de drogas para consumo pessoal e os critérios para diferenciar traficantes de usuários, o que abre espaço para a possibilidade de descriminalização de quantidades mínimas. 

A contraposição entre os dois debates pode exigir uma revisão no STF, caso a PEC seja aprovada, já que as decisões judiciais não podem contradizer a legislação vigente.

DESCRIMINALIZAÇÃO: No STF, dos 11 ministros, cinco votaram a favor da descriminalização de uma quantidade mínima de maconha, enquanto três se posicionaram contra. Restam três votos pendentes, sendo necessária apenas mais uma aprovação para garantir a maioria na Corte. Se a PEC for aprovada no Senado, o STF será compelido a reavaliar sua própria decisão em relação ao porte de maconha.

A PEC propõe ainda a criminalização do porte de entorpecentes em qualquer quantidade, sem distinguir traficantes de consumidores, deixando essa diferenciação a cargo do flagrante. O texto ainda passará por duas votações no plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

OUTRAS NAÇÕES: O Brasil não está sozinho nesse debate, já que países como Alemanha, Canadá, Malta e Uruguai legalizaram ou estão em processo de legalização do consumo da maconha. Na América Latina, Argentina, Colômbia e Peru também permitem o uso da cannabis sativa.

O Relatório Mundial sobre Drogas da ONU de 2022 afirma que a maconha é uma das substâncias ilícitas mais consumidas globalmente. Segundo o órgão, países que legalizaram o consumo da cannabis perceberam um aumento no uso diário da substância entre jovens adultos durante a pandemia, embora tenham observado uma redução nas taxas de prisão relacionadas à posse da substância.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES