Sensação térmica chega a 58ºC em sábado de praia no Rio de Janeiro

Praia do Leme: banhistas estranharam a água turva, fenômeno tem a ver com altas temperaturas

Avalie a matéria:
reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sábado de agito pré-carnavalesco no Rio foi em altíssima temperatura. De acordo com o Alerta Rio, a sensação térmica bateu os 58°C, registrados às 15h no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, recorde deste verão. A temperatura máxima, que também foi a maior registrada na estação até o momento, ficou em 41,1°C, às 15h45, também em Santa Cruz. 

A menor sensação térmica foi no Alto da Boa Vista, e esteve longe de ser amena: 40,3ºC às 13h45. Já de acodo com o Climatempo, a temperatura máxima na cidade bateu 38,8º C na Marambaia, também na Zona Oeste da cidade, o que é igualmente recorde deste verão de acordo com as medições usadas pelo site de previsões meteorológicas.

Sensação térmica chega a 58ºC em sábado de praia no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

O carioca, como de praxe, aproveitou o dia de sol e calor entre blocos e praias. No Leme, na Zona do Sul do Rio, banhistas estranharam a cor escura da água do mar. O fenômeno foi observado também no Arpoador e em Grumari. De acordo com o biólogo Mário Moscatelli, o fenômeno é comum no verão e foi registrado recentemente também na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis. Trata-se de um aumento grande na quantidade de algas e tem como causa, entre outras, a alta temperatura da estação.

— É a mesma coisa que flagrei em Angra. Trata-se de uma explosão demográfica de microalgas pardas ou vermelhas. Acontece normalmente no verão com temperaturas altas, forte incidência solar e os nutrientes que estão em grande quantidade na zona costeira. A água pode se tingir de várias cores dependendo do microorganismo que está em proliferação — disse Moscatelli.

De acordo com o biólogo, as algas geralmente não oferecem risco aos banhistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES